divdiv
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

Dicas para prevenir lesões causadas por atividades repetitivas no trabalho

Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que, em 10 anos, as duas doenças representam 67.599 casos entre os trabalhadores do país. Índice aumentou 184% no mesmo período

Por: Dhieison Cardoso
Fotos: Luiz Carlos Arpini

Na maioria das atividades atuais os trabalhadores estão habituados com funções repetitivas e enfrentado cada vez mais lesões, doenças e problemas de saúde.

Um grande vilão enfrentado pelos trabalhadores é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), tendo em vista que muitos funcionários enfrentam jornadas de trabalho com atividades estritas e específicas, as quais requerem os mesmos movimentos do corpo com continuidade.

A profissional de Educação Física e Ginástica Laboral Cecília Biolchi fala sobre a maior causa dessas lesões. ”As repetições no trabalho são causadoras dessas lesões, tanto para pessoa que trabalham em uma indústria ou em um escritório. E realizam as mesmas atividades, as vezes 8 horas na mesma função. Então, você vai repetindo essa atividade até que ela começa trazer problemas de saúde.”

A especialista ainda sugere que ”O trabalhador mude de posição no seu trabalho a cada uma hora, 50 minutos, levantando, trocando de posição. Quem trabalha em pé, trocar desde o posicionamento dos pés já auxilia na prevenção e a prática de alongamentos, como estender os braços, mãos e pescoço.” Explica Cecília.

Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que, em 10 anos, as duas doenças representam 67.599 casos entre os trabalhadores do país. Índice aumentou 184% no mesmo período.

Em casos de complicações e doenças é necessário acompanhamento médico para o tratamento adequado. ”Quando a pessoa já está com um processo inflamatório em alguma região do corpo, principalmente em tendões, é orientado a procura de um médico para exames e medicação. Também é encaminhado para a fisioterapia e posteriormente profissionais de educação física.” Conclui.

cecilia biolchi

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE