a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Esportes

Publicidade

Educação Física da URI vivencia práticas de futebol americano

Prática ensina importantes valores, como disciplina, hierarquia, companheirismo e lealdade

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
foto 1

As turmas 2015 e 2016 do Curso de Educação Física Bacharelado da URI Erechim vivenciaram uma atividade interdisciplinar no dia 16 de novembro, na Vila Olímpica: o Futebol Americano. A iniciativa foi dos professores Adriane Vanni e Elton Dalla Vecchia, que ministram as disciplinas de Teoria e Prática do Treinamento Esportivo e Seminário de Aprofundamento em Esportes IV – Futebol, que trouxeram a equipe Erechim Coroados Futebol Americano.

A equipe tem três anos de existência e é composta por cerca de 50 pessoas, entre jogadores e comissão técnica. O comando dentro de campo fica por conta do Head Coach Jasson Santos, do coordenador ofensivo Matheus Slomp e do coordenador defensivo Gabriel Coutinho. Neste ano a equipe ingressou em sua primeira competição oficial, a COPA RS, realizada no segundo semestre e organizada pela FGFA – Federação Gaúcha de Futebol Americano.

De acordo com a professora Adriane, “fugindo do senso comum, de que o Futebol Americano é um esporte especificamente violento, pode-se afirmar que o esporte ensina valores muito importantes para o contexto onde ele está inserido como disciplina, hierarquia, companheirismo e lealdade com seus adversários. O esforço mental também é bastante grande, pois o esporte demanda de bastante estudo e estratégia. Alguns intitulam a modalidade como a mais democrática dentro dos esportes, pois ela suporta os mais variados estereótipos físicos”, explicou.

Os valores deste esporte, bem como seus aspectos físicos, técnicos e táticos foram repassados aos acadêmicos teoricamente como, também, na prática. A vivência em diferentes esportes é de muita importância para os mesmos, pois abrem os horizontes para todas as alternativas de inserção profissional na área da Educação Física.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade