divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Encaminhamentos do Colégio de Consultores neste início de maio de 2020

Observando as recomendações das autoridades da saúde de prevenção do Coronavírus Covid-19, o Colégio de Consultores da Diocese realizou reunião nesta segunda-feira, dia 04 de maio, no Centro de Administração e Pastoral

Por: Ascom
seminário

Observando as recomendações das autoridades da saúde de prevenção do Coronavírus Covid-19, o Colégio de Consultores da Diocese realizou reunião nesta segunda-feira, dia 04 de maio, no Centro de Administração e Pastoral. A primeira parte da reunião contou com a participação do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Maicon Malacarne, em vista dos assuntos tratados.

Da reunião, resultam as seguintes comunicações:

– fica cancelado o retiro anual dos padres marcado para os dias 18 a 23 deste mês de maio em Veranópolis, que teria como orientador Dom Felipe da Silva, Abade do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, que envia saudação aos padres, julga o cancelamento decisão mais cuidadosa, assegura oração e a certeza de que no futuro dará certo. Oportunamente, ver-se-á a possibilidade da realização de um dia ou dois de recolhimento, depois da Romaria, em Erechim, junto com o novo Bispo. Recomenda-se a todos os padres que dediquem tempo especial de oração e reflexão nestes dias de isolamento social e às famílias, momento diário de oração, possivelmente do terço, como recomenda o Papa neste mês de especial devoção a Maria.

– fica cancelada também a reunião dos padres marcada para o próximo dia 12.

– permanece agendado o curso diocesano anual de formação para os presbíteros, marcado para os dias 22 a 24 de junho, no Seminário de Fátima. Conforme a evolução da atual situação, será confirmado ou não. Se for possível realizá-lo, pedir-se-á ao assessor para desenvolvê-lo de forma mais orante, pela não realização do retiro e pelo tema, Eucaristia.

– estão cancelados os cursos da Escola de Servidores de Erechim e de Jacutinga, sendo retomados no próximo ano e não será realizada a Escola de Pastoral da Esperança. Quanto ao curso de teologia para leigos de Erechim e de Aratiba, aguarda-se decisão da Itepa Faculdades.

– em relação à atual situação decorrente da pandemia do novo Coronavírus, permanecem em vigor as orientações emitidas no dia 02 de abril, desconsiderando-se o que se refere à Semana Santa. Especificamente em relação às celebrações litúrgicas, ressalta-se que continuam com participação limitada de pessoas e com os devidos cuidados. Pelo Decreto do Governador do Estado, no máximo 30 pessoas ou, segundo alguns municípios, com 30% da capacidade do espaço conforme o alvará do Corpo de Bombeiros. Chama-se atenção para o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento entre as pessoas de um metro e meio a dois metros. Enfatiza-se que a observância destas orientações é expressão de cuidado mútuo com a vida, dom e compromisso, responsabilidade civil e sinal de unidade e comunhão diocesana.

– a reunião tratou também da manutenção do Lar Sacerdotal. Concluiu-se que o assunto deve ser tratado numa próxima reunião dos padres.

Que São José, padroeiro da Diocese, acompanhe nossas famílias. Que Maria, Saúde dos enfermos, Consoladora dos aflitos, interceda por nós “para que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal”.

Erechim, 05 de maio de 2020.

Pe. Antonio Valentini Neto – Administrador Diocesano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE