a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Cultura

Publicidade

Entidade pede a revitalização da Praça do Imigrante, em Erechim

Bustos que se encontram no local são roubados e vandalizados, conforme a prefeitura municipal

Por: Ascom
Fotos: Divulgação
DSC_0033

Um ofício da Sociedade Rui Barbosa ao secretário municipal da Cultura, Leandro Basso, busca a restauração dos bustos da Praça do  Imigrante, em Erechim. Há muitos anos, conforme a própria prefeitura, o local enfrenta a ação de vândalos que danificam os bustos colocados naquele local com pinturas, pichações, quebra e, em alguns casos, até os roubam. A Sociedade requer, por exemplo, a reposição do busto de Adam Cichocki, roubado da praça pela segunda vez.

Representantes da entidade ressaltam que seguidamente o município recebe a visita de visitantes vindos da Polônia ou de outros países que buscam, junto as praças locais, conhecer um pouco da história da colonização de Erechim e seus pioneiros, em especial sobre as famílias que atravessaram o oceano e vieram fazer história em território brasileiro. O secretário de Cultura, Leandro Basso, lembrou que, somente nos últimos cinco anos, já houve a restauração da praça em duas oportunidades. “Não somente a Praça do Imigrante, mas vários monumentos e bustos acabaram sendo danificados por vândalos, o que em muito nos entristece, pois recebemos visitantes que acabam se deparando com esta triste realidade. Erechim busca projetar-se como rota turística, portanto, deve preservar sua própria história”, pontua ele.

Estiveram no local, na tarde desta quinta-feira, 28, Wanda e Milton Groch, da Sociedade Polonesa, juntamente com a equipe do Arquivo Histórico, Turismo e Cultura do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade