PUBLICIDADE

Ciência

Publicidade

#equandotudopassar – Você aceitaria ser atendido por um médico através de videoconferência?

#equandotudoacabar é uma série de conteúdos feita para as pessoas refletirem sobre o que está por vir após a era do coronavírus (Covid-19)

Por: Da Redação
06779DA1-A4BB-4E71-BD4E-019F9A4E5A44

O coronavírus poderá ser um divisor de eras. Divisor nas relações de trabalho, de estudo, de comunicação, nas finanças e, também, na forma como as pessoas veem a vida. Na medicina isso não é diferente. Dia 25/03, a Câmara de Deputados aprovou, em sessão virtual (outra mudança) o projeto que regulamenta a Telemedicina.

A Telemedicina é a tecnologia da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Você já pensou em ser atendido por um médico através de vídeoconferência?

7441F6C5-E8C8-4F60-80B1-B778EEDDB26F

Muitos são resistentes a isso. A divergência de muitos poderá ser na falha do atendimento a distância, e muitos tem razão. Desta forma, o grande desafio aqui é não piorar a qualidade do atendimento em decorrência da distância. A única solução para isso é uma boa regulamentação.

Pelo lado positivo, a Telemedicina é um oportunidade gigante, não entendam oportunidade para excluir os métodos já adotados, mas para melhorar e complementar o atendimento. O primeiro benefício é cuidar dos que nos cuidam. No mundo todo estamos vendo a contaminação de profissionais da área da saúde, assim diagnósticos podem ser feitos sem prejudicar os agentes. Em segundo lugar, existem lugares com carência de profissionais especializados para tratar certa doença e que podem ser auxiliados e melhorar determinado tratamento. Sem falar em lugares que não há médicos. Em terceiro, o custo do atendimento. Se pensarmos que em média 1/4 dos brasileiros possuem plano de saúde, significa que o restante da população é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde) e, com isso, haveria uma redução no custo do atendimento e automaticamente pessoas teriam mais acesso a saúde. Na atualidade, é impossível atender cerca de 130 milhões de pessoas, mas com a Telemedicina isso possa ser possível.

Em qual das posições você se enquadra ou concorda? Contra ou favor da Telemedicina ?

São pensamentos e reflexões que podemos deixar ao nosso leitor.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade