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Erechim Moda Show encerra deixando grande bagagem de conhecimento para seus participantes

Duas palestras sobre tendências para o inverno 2017 e sustentabilidade nos processos criativos e de produção marcaram a noite

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
Fernanda Simon (Copy)

A noite de encerramento do Erechim Moda Show 2016 foi marcada por duas importantes palestras que aprofundaram os conhecimentos dos participantes, especialmente no tema do evento: moda, consumo, consciência e sustentabilidade. Os assuntos das palestras abordaram tendências, análise e apostas para a moda inverno 2017 e apresentação de um panorama de práticas sustentáveis nos processos criativos e produtivos da moda. Foram palestrantes as especialistas e atualizadíssimas Luciana Parisi, Fernanda Simon e Eloisa Artuso.

O Erechim Moda Show é uma promoção do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai – Sindivest AU; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Erechim, através dos Cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda e Técnico em Vestuário; e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Conta com o apoio Master do Sicredi, Fecomércio RS – Senac Erechim, Sebrae e Audaces – A Tecnologia da Moda; e como apoiadores culturais: Grupo RBS, Grupo USE Fashion, Editora GG Brasil, Mingoti Tur e CVC Erechim.

 

PALESTRAS

A primeira palestra, desenvolvida em parceria com o Senac Erechim, foi da profissional da indústria da Moda há mais de 30 anos, Luciana Parisi, com experiências em pesquisas de tendências e de comportamento, desenvolvimento de produtos, marketing e comercial. Proprietária do Persona Consultoria de Moda, escritório de Assessoria a Indústrias e Importadores Têxteis, há mais de 15 anos, atua como conferencista e palestrante do Senac Moda Informação de São Paulo.

De forma didática e objetiva, Luciana Parisi apresentou as diretrizes de moda para o inverno 2017, através de pesquisa realizada no varejo internacional e traduzida para o mercado brasileiro. A palestrante também fez uma reflexão sobre o modelo de consumo fast fashion e apresentou as principais tendências do inverno 2017, contemplando temas, cores, padronagens, tecidos e principais formas.

A palestra “Panorama de Práticas Sustentáveis nos Processos Criativos e Produtivos da Moda”, com Fernanda Simon e Eloisa Artuso, encerrou o ciclo de palestras do Erechim Moda Show 2016. Proprietárias da Agência UM Moda Sustentável, especializada em moda e sustentabilidade que busca soluções a partir de uma visão holística e inovadora, aplicando métodos e conhecimentos visando o desenvolvimento sustentável, através do trabalho consiste em identificar os pontos fracos e propor soluções durante todo o processo de criação, desenvolvimento e produção de marcas e produtos. Elas começaram a atuar no cenário da moda sustentável em Londres e, agora, de volta ao Brasil, oferecem consultoria e assistência para marcas, designers independentes, fornecedores interessados em desenvolver um trabalho que considere qualidade, estilo, justiça sociais e ambientais como itens igualmente importantes para o crescimento de seus negócios, gerando novos valores e mais credibilidade em seus setores de atuação. Coordenadoras e representantes do Fashion Revolution Brasil, movimento que luta por uma indústria que valoriza as pessoas, o meio ambiente, a criatividade e o lucro em igual medida.

O enfoque da palestra esteve voltado para alguns questionamentos: “Porque precisamos de uma revolução da moda? Design de moda sustentável: como transformar os processos de criação e produção? Moda ética e comportamento de consumo consciente: como os designers e empresas podem se preparar para essa nova demanda?”.

Ao responder as perguntas, elas mostraram uma visão prática para quem deseja incluir métodos éticos e sustentáveis no processo de desenvolvimento de moda, do tecido ao processo, uma tecnologia para um futuro sustentável. As especialistas também apresentaram ferramentas criativas e inovadoras para a criação de novos valores na indústria da moda. Valores que consideram a transparência, a justiça social, a preservação ambiental, a qualidade e o estilo, elementos igualmente importantes para a sobrevivência de qualquer marca.

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