PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Erechim retorna à bandeira laranja

Apesar de não permanecer na situação de risco alto, governador Eduardo Leite alerta que é necessário manter vigilância sobre a doença.

Por: Cristiane Rhoden
URGENTE-LARANJA

O governador Eduardo Leite, anunciou na tarde desta segunda-feira, 29, como fica o mapa do distanciamento controlado válido entre a 0h de terça (30) e as 23h59 de segunda-feira, 06, de julho. Na atualização, a região de Erechim conseguiu reverter a 8ª Rodada do Distanciamento Controlado e retornou à bandeira laranja. A Associação dos Municípios do Alto Uruguai e os prefeitos da região encaminharam recursos ao Gabinete de Crise do Estado contestando o mapa e os dados utilizados na nova classificação.

Situação de Erechim

A alegação do recurso encaminhado ao Estado pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, foi de que a cidade nunca atingiu mais de 50% da capacidade dos leitos de UTI covid-19. Recurso acatado pelo Comitê de Crise do RS. Na avaliação do governo gaúcho, mesmo na bandeira vermelha, a região conseguiu manter controle no avanço do novo coronavírus. “Observou-se uma melhoria no que se refere aos indicadores. Não tivemos um avanço maior no numero de internações. São 32 acasos ativos para 123 casos recuperados. Ainda é possível ficar na bandeira laranja mas o fato de ter ido para a bandeira vermelha serve de alerta. O risco de contaminação é grande”, declara Leite.

A notícia foi recebida com alegria pelo prefeito Luiz Schmidt. “Os profissionais da saúde mostraram mais uma vez o caminho. Eles sabiam o que estavam fazendo. Demonstraram isso através do números ao Governo do Estado. Reafirmo quando precisarmos consertar o automóvel procuramos os mecânicos. Para fazer roupas, os alfaiates. Para fazer cumprir as leis juízes, advogados e promotores. Para cuidar da nossa saúde, sempre os médicos, porque senão seremos só palpiteiros”, desabafou o prefeito.

Moveis-planejados-600x192
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade