divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Erechim retorna à bandeira vermelha

Aumento no número de pacientes internados leva região a mudar mais uma vez de qualificação no mapa do distanciamento controlado

Por: Dhieison Cardoso
URGENTE-CORONA

Diante da situação apresentada na atualização do boletim epidemiológico do município de Erechim nesta sexta-feira, 10, o município retorna a bandeira vermelha na classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado devido o aumento no número de hospitalizados.

O anúncio foi realizado no início da noite pelo governo do estado, de praxe a administração pública pode recorrer da decisão até domingo, 12, que coloca o município em maiores restrições no quadro do distanciamento controlado do estado do Rio Grande do Sul.

Nota do Estado

”Sem conseguir reduzir o número de internados por Covid-19 em leitos clínicos de uma semana para outra (continuou com 11 pacientes), os municípios que integram a região de Erechim tiveram um aumento de 6 para 10 internados por SRAG em leitos de tratamento intensivo. Além disso, a região teve 5 pessoas internadas por Covid-19 em leitos de UTI no último dia do levantamento, uma redução de 1 paciente com relação à semana anterior. No caso de hospitalizações registradas para Covid-19 nos últimos 7 dias, entre as duas semanas, a região apresentou uma leve melhora, passando de 16 para 15 hospitalizações na semana.

No caso dos indicadores de incidência de novos casos sobre a população, a região obteve manteve a situação de bandeira preta no de hospitalizações sobre 100 mil habitantes e a melhora no indicador de projeção de óbitos, reduzindo de preta para vermelha.
Assim como as outras duas regiões Covid-19 da macrorregião Norte, Erechim reduziu de 27 para 14 a disponibilidade de leitos de UTI livres.”

Restrições

A bandeira vermelha, impõe mais restrições àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Apenas os estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Atualização dos números de Covid-19 em Erechim

Erechim contabiliza 660 casos confirmados de covid-10, com 599 pessoas já recuperadas da doença. O número que coloca Erechim em situação delicada são os 29 pacientes internados, sendo 21 pacientes de Erechim e 8 de outras cidades da região.

Município vai recorrer da decisão

O prefeito Luiz Francisco Schimit sinalizou preocupação ”Vamos interpor recurso novamente e cada vez com menos argumentos. Alguns fazem todos pagam.”

Já o presidente do Comitê Regional de Combante a covid-19 da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) Jacson Arpini, informa que ”Temos indicadores que nos permitem pleitear a reconsideração. Somos sabedores que aumentaram as internações clínicas, porém temos outros números que nos permitem uma base de defesa como: casos recuperados, taxa de recuperação, casos ativos, municípios sem casos ativos, municípios sem internações e óbitos.”

Segundo o presidente deve se levar em consideração o indicador da ocupação dos leitos UTI. ”Também vamos sustentar que estamos no Plano de Contingência A, e mesmo assim não ultrapassamos os 5O% de ocupação em UTI e clínicos.” salienta Arpini.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE