PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Erechim vigiada! Projeto Sentinela é ampliado

Mais de 200 câmeras irão auxiliar órgãos de segurança no combate a criminalidade

Por: Cristiane Rhoden
Fotos: Luiz Carlos Arpini
monitoramento erechim 2

 

Erechim será uma cidade vigiada. Com a ampliação do sistema de videomonitoramento do Projeto Sentinela, todas às escolas municipais, estaduais, praças e ao Viaduto Rubem Berta, além da área central e entradas e saídas da cidade serão monitoradas com câmeras ligadas a Brigada Militar e a Polícia Civil. Até 2020 serão instaladas 222 câmeras de videomonitoramento no município.

A terceira fase do projeto está em andamento. São mais de 30 pontos de monitoramento que somam 100 km de fibra ótica. O objetivo é atuar principalmente em escolas onde a violência e o tráfico de drogas precisam ser banidos. Além disso, nos próximos dias, serão instaladas câmeras de leitura de placas. O sistema vai identificar veículos em situação de furto ou roubo. Quando passarem onde as câmeras estão instaladas haverá a emissão de um alerta para a polícia.

O projeto Sentinela começou a funcionar em julho de 2017 através da união do Conselho Pró Segurança Pública de Erechim – Consepro, poder público municipal, entidades, instituições e iniciativa privada. Segundo o presidente do Sindilojas de Erechim, José Gelso Miola, a meta é ser a cidade mais segura do Estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Vaga atualmente ocupada pela cidade de Uruguaiana. “Não é que nós queiramos que Uruguaiana tenha seus índices de violência aumentados, muito pelo contrário. Nós queremos diminuir os nossos índices ainda mais e o projeto sentinela vai diminuir ainda mais e o projeto Sentinela vai contribuir pra isso. São 222 câmeras ligadas e monitoras, vigiando 24 horas por dia e espelhadas na Brigada Militar, onde foi construído um centro de controle, e lá os militares se revezam nessas 24 horas e essas imagens também são espelhadas na Polícia Civil. e aí conseguem controlar e da o resultado que esperamos e a comunidade também investiu pra isso e os resultados estão aparecendo”, declara.

Até o momento já foram investidos no projeto Sentinela mais de R$ 2 milhõesmonitoramento erechim 1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade