Estádio Beira-Rio completa 52 anos de história
O Beira-Rio foi construido entre os anos de 1959 a 1969 com o apoio da torcida Colorada

O Estádio José Pinheiro Borda, é popularmente chamado como Beira-Rio. Sucessor do Estádio dos Eucaliptos, o Beira-Rio foi construido entre os anos de 1959 a 1969 com o apoio da torcida Colorada. Foram utilizados 130 mil sacos de cimento e 1,2 mil toneladas de ferro na construção do estádio.
Jogo de inauguração
O primeiro jogo sediado no Beira-Rio ocorreu no dia 6 de abril de 1969 em um amistoso entre o Internacional e o Benfica, de Portugal, que contava com jogadores famosos como Eusébio e José Augusto Torres. O primeiro gol foi marcado por Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, e o time da casa concluiu com um gol de Gilson Porto. A partida terminou em 2 a 1 para o Internacional.
Roforma para a Copa de 2014
Com o novo Beira-Rio, o Internacional tornou-se o único clube do futebol brasileiro a sediar duas Copas do Mundo No dia 5 de abril de 2014, véspera do aniversário de 45 anos do estádio, o Internacional realizou uma festa de reinauguração contou todas as grandes conquistas do clube através de homenagens aos ídolos e vídeos que rememoraram os títulos e os grandes feitos do Inter desde a abertura do Beira-Rio, em 1969.
Diante de 45 mil colorados presentes no estádio, o espetáculo criado e dirigido por Edson Erdmann foi conduzido por Andrés D’Alessandro, Fernandão e Elías Figueroa, jogadores fortemente identificados com a torcida colorada.
Primeiro Gol no Novo Beira-Rio
Eram 16:04 do seis de abril de 2014, dia em que o estádio completava 45 anos, que um dos maiores ídolos do Sport Club Internacional, Andrés Nicolás D’Alessandro batia uma falta de forma espetacular e marcava aquele que era o priemeiro gol oficial do novo Beira-Rio.
Maiores públicos
No antigo Beira-Rio o jogo com mais público foi registrado no ano de 1972, onde 106 554 pessoas asssitiram ao empate em três a três da Seleção Gaúcha e a Seleção Brasileira.
No novo Beira-Rio o maior público registrado foi na final da Copa do Brasil de 2019, onde o Athlético Paranaense foi o campeão, 50 355 assistiram ao jogo.
Títulos Colorados no Beira-Rio
Até 2012, quando o estádio foi fechado para sua reestruturação, o Internacional conquistou 31 títulos oficiais dentro do Beira-Rio, sendo 17 estaduais (alem de 5 Taças de turnos ou returnos), 3 títulos do Campeonato Brasileiro, 2 conquistas da Copa Libertadores da América, 2 da Recopa Sul-Americana, 1 da Copa Sul-Americana e 1 da Copa do Brasil.