- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Estudantes do Marista Medianeira realizam provas do Sistema Marista de Avaliação

Durante o mês de setembro, os estudantes dos Colégios da Rede Marista realizam as provas do Sistema Marista de Avaliação (Sima), desenvolvidas pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade), que também é responsável pela divulgação dos índices de qualidade das unidades Maristas, a partir do resultado das provas​.

A avaliação, que acontece anualmente no Colégio Marista Medianeira, tem como objetivo analisar a caminhada dos estudantes em cada etapa da educação básica, já que as provas são aplicadas ao 5º e ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio, englobando as quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os resultados são levados em conta na consolidação da proposta pedagógica e para orientar o (re)direcionamento curricular do Colégio e da Rede Marista como um todo.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio, Talita Bandurka, as provas são mais uma oportunidade de os estudantes participarem de uma avaliação formativa, que possui um retorno aplicável no cotidiano escolar. “Através do Sima,​ podemos analisar o aprendizado acadêmico consolidado pelos estudantes e o que ainda precisamos resgatar e fortalecer. É uma avaliação enquanto processo, pois o público respondente são os alunos que estão concluindo os Anos Iniciais, os Anos Finais e o Ensino Médio, abrangendo tanto os resultados individuais de cada estudante, como também os resultados de todo um processo e um período de aprendizagem enquanto turma, colégio e Rede Marista”, concluiu.