- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Evasão Escolar soma 775 casos no Alto Uruguai em 2018

Desestrutura familiar, pobreza ou a necessidade de trabalhar para ajudar com as despesas de casa. Essas são algumas das causas da evasão escolar aqui na região. Um problema que é cada vez mais frequente. E que preocupa.

No ano passado foram registrados nas escolas estaduais do Alto Uruguai 775 casos de evasão escolar, 622 ocorrências chegaram até o Conselho Tutelar e quase 150 só foram resolvidas pelo ministério publico.

Mas o problema é tão grave que antes as escolas só informavam ao conselho tutelar quando os estudantes atingissem 50% das faltas. A partir deste ano os fatos já serão comunicados quando ausência chegar aos 30%.

A Coordenadora pedagógica da 15 Coordenadoria Regional de Educação, Katia Rossi, diz que as escolas precisam cumprir com os avisos e que caso contrário serão punidas. “As novas regras vêem de encontro com o que já vem sendo realizado e com todas as medidas de proteção e previstas em lei que as escolas já tomam. Então, as escolas conseguirem trazer de volta em 2018, 31 estudantes é sucesso pra nós”, disse.

Hoje, os maiores índices de evasão escolar, são registrados no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio Noturno e na Educação de Jovens e Adultos.