a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Esportes

Publicidade

EXCLUSIVO: O vôlei pode estar ressurgindo em Erechim

Equipe feminina tenta resgatar gosto pelo esporte e faz esforço para disputa do Campeonato Estadual 2016

Por: Edson Castro
Fotos: Divulgação
volei

Almoços, rifas e até ovo de chocolate. Ingredientes que se completam quando o sonho é montar uma equipe para disputar o Campeonato Estadual de Vôlei Feminino. E é com este pensamento que um grupo de meninas de Erechim não tem medido esforços para que o sonho se torne realidade.

Raissa Caron é levantadora da equipe feminina da Associação Erechim de Voleibol (AEV). Ela conversou esta semana com a reportagem do jornal Atmosfera para contar um pouco de todo o trabalho que o grupo vem fazendo na preparação para estreia no Estadual.

A estreia ainda não tem data para acontecer. No entanto, o torneio de aquecimento acontece neste final de semana. A equipe disputará a Taça RS, em Passo Fundo com jogos programados para este sábado, 10h, contra o UPF/BS Bios e às 16h contra o Sogipa. No domingo, jogo contra o Santa Maria, às 10h.O campeonato será um triangular, jogam todos contra todos, vencendo a melhor campanha.

O surgimento da equipe
“Na verdade sempre foi um sonho, nosso projeto completa esse ano sete anos de existência, e no ano passado criamos a Associação Erechinense de Voleibol, afim de facilitar na questão de conseguir mais recursos para jogar o Campeonato Estadual”, conta Raissa.

“Outro ponto importante que nos motivou a participar do estadual, foram as nossas atletas. Temos muitos talentos em nossa região, e arrisco dizer, em nossas mãos. Algumas equipes começaram a se interessas em nossas atletas, e convidá-las para jogar o estadual federadas por eles. Nunca impedimos que essas meninas fossem para esses clubes, porém, algumas muito novas, a própria família não se interessou pela proposta. Então inicialmente, decidimos por federar o time adulto, pois as meninas da base poderiam fazer parte do grupo, mas dentro dos nossos planos, esta futuramente federar as categorias de base também”, explica a levantadora e uma das líderes da equipe.

volei3

A preparação para o Estadual

A preparação para o Campeonato Estadual vem sendo realizada desde o ano passado, quando a equipe notou que a ideia seria concretizada. “Mas durante todos esses anos, jogamos competições em que as equipes que competíamos já eram federadas, então na verdade, indiretamente, já estávamos nos preparando para nosso objetivo”, enfatiza Raissa.

Ela explica ainda que o time começou dentro de um projeto de voleibol da prefeitura de Erechim, envolvendo a categoria de base. Esse projeto foi implantado no Colégio João Caruso a fim de dar uma opção de esporte para às meninas.

“A escola, por si só é uma escola muito competitiva, então acredito que o projeto fomentou ainda mais esse espírito. Como comentei, começamos com as categorias de base e aos poucos fomos montando o time adulto. Hoje nosso projeto inteiro envolve em torno de 120 atletas, envolvendo todas as categorias do feminino, e algumas do masculino”, explica Raissa.

Nas categorias de base do feminino, mais de 90% são meninas que estudam no próprio colégio. O adulto feminino, equipe que vai jogar o estadual, é composto por algumas meninas que se formaram nas categorias de base, e outras que a equipe foi conhecendo ao longo desses anos por estar sempre no meio do esporte.

“Nenhuma das nossas atletas é profissional, todas jogam por amor ao esporte, algumas estão cursando a faculdade, outras já estão no mercado de trabalho, e ainda tem algumas que ainda estão em fase escolar. Resumindo, quando não estamos trabalhando ou estudando, estamos treinando ou jogando”, amplia a jogadora da Associação Erechim de Vôlei.

Todos os treinos são realizados no Colégio João Caruso, ministrados pelo professor Lucas Luiz Pilar. O colégio é um forte apoiador do projeto. “Com certeza sem esse apoio não teríamos chegado tão longe, o  diretor César Beatrici, sempre nos ajudou com a disponibilidade do ginásio, material esportivo e outras tantas coisas que ele sempre se prontificou a ajudar. Este ano conseguimos uma verba com a prefeitura para algumas competições das categorias de base, e também para o adulto jogar o estadual”, acrescenta Raissa.

Empresas como a Simão Imóveis, Contec, Alpha Motos Suzuki, Atacadão das Baterias e Lubrificantes, Erva Mate Andreola são patrocinadoras da equipe que tem ainda como apoiadores a  FisioCentro e o colégio João Caruso.

Mais sobre a equipe erechinense

Dentro do Campeonato Estadual, a Associação será a única equipe a participar que não está vinculada a um clube ou empresa de grande porte. “Para entender melhor: as equipes que já confirmaram que irão jogar o Estadual este ano são a Sogipa, clube de grande nome de Porto Alegre que já revelou atletas de seleção Brasileira, UPF/BS BIOS, hoje atual campeã, uma equipe que também já revelou atletas que foram convocadas para seleção na categoria de base, AVF, equipe de Santa Maria, também de tradição dentro do Estado”, explica Raissa.

“Estamos engatinhando ainda, mas esperamos que agora com a participação no campeonato, possamos levar o maior número de pessoas para o ginásio nos jogos que serão realizados em nossa cidade, para que a população comece a conhecer nosso projeto”, amplia a jogadora.

Os jogos que serão realizados em Erechim terão como sede o ginásio do SESI.  “Em função das meninas trabalharem e estudarem, ainda só conseguimos treinar em finais de semana. Os treinos do adulto são realizados no sábado de tarde e no domingo de manhã”, explica Raissa.

“As empresas que nos patrocinam fazem isso porque conhecem nosso trabalho a muitos anos, os donos compõem a equipe adulta masculina, que foi reativada final do ano passado”, completa.

volei2

Mais categorias

As categorias de base do feminino da Associação participam de um campeonato em Passo Fundo, a Copa London. Este é um torneio que acontece durante o ano inteiro e em todas as categorias, inclusive o adulto também vai jogar.

“Mas curiosidade importante é que nas categorias de base nós somos a única escola estadual que participa desse campeonato, disputamos contra as escolas particulares tradicionais de Passo Fundo”, pontua Raissa.

As categorias no voleibol são divididas em Mini Volei – 8 a 11 anos; Pré Mirim – 12 anos;

Mirim – 13 anos; Infantil – 14 a 15 anos; Juvenil – 16 a 17 anos.

Todos os treinamentos são feitas de forma gratuita, a única coisa que as meninas pagam são os abrigos e camisas de treinamento.

O time da Associação Erechim de Vôlei

1 Raisa dos Santos Caron – Levantadora

2 Bianca Chmiel – Levantadora

3 Pamela Klein – Levantadora

4 Camile Richetti – Oposta

5 Beatriz Portilho – Oposta

6 Maira Botton – Ponteira

7 Carolyne Manica – Ponteira

8 Adriana Czarnobai – Ponteira

9 Sabrina Grifante – Ponteira

10 Franciele Abramchuk – Central

11 Amanda Santa Catarina – Central

12 Emily Stakonski – Central

13 Renata Dassoler – Líbero

14 Bruna Chmiel – Líbero

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade