a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Artigos

Publicidade

Formandos da Unopar: transformem a vida de outras pessoas!

Os AMIGOS DA ALEGRIA se sentiram muito honrados pela lembrança e pelo convite para participar

Por: *Rovilio Collet, presidente dos Amigos da Alegria de Erechim
Rovilio Collet_patrono Unopar

Os AMIGOS DA ALEGRIA se sentiram muito honrados pela lembrança e pelo convite para participar do dia tão especial na vida dos Formandos da Unopar, no início do mês de abril, quando receberam a homenagem de Patrono da turma. Acadêmicos que chegaram ao inefável momento da colação de grau também graças ao intenso trabalho, empenho, garra, determinação, disciplina, persistência e vontade férrea em superar e vencer toda e qualquer dificuldade ocorrida durante o período de estudos. Um sonho que se realizou! Por isso, um primeiro conselho de Patrono foi: pratiquem a gratidão; agradeçam a oportunidade de poder estudar, os professores, a universidade e as bênçãos recebidas.

Nossa Associação surgiu há mais de cinco anos, de um contato mantido pela professora Dulce Reato Caldart e por mim com o presidente dos Doutores da Alegria de São Paulo, uma instituição internacionalmente premiada por atuar em hospitais através da arte do palhaço. Naquela ocasião, a semente do trabalho voluntário  foi lançada em nossas mentes, ou seja, a de realizar visitas aos hospitais  de Erechim para manter contato com os doentes. Essa semente germinou, cresceu e, aos poucos, está se tornando uma árvore frondosa que já vem produzindo seus frutos. De volta a Erechim, fomos recebidos de braços abertos pelo Dr. Juliano e pela Dra. Caroline Sartori, de quem recebemos todo apoio e suporte, tanto que, hoje, já está à nossa disposição a SALA DOS AMIGOS DA ALEGRIA, gentilmente cedida pela clínica dos nossos médicos parceiros.

Essa oportunidade surgiu em nossas vidas porque estávamos preparados. Vocês, queridos Formandos, vão receber inúmeras oportunidades durante a caminhada de suas vidas. Preparem-se e continuem buscando sempre o melhor, a plenitude, a excelência e a espiritualidade. Fiquem atentos e vigilantes com tudo o que se passa ao seu redor. As infinitas possibilidades estão a seu dispor. Aproveitem! O tempo é precioso e a vida, curta demais. Tentem levar pros seus dias a máxima de Leonardo Da Vinci que diz: “O tempo dura muito para quem sabe aproveitá-lo”. Há que se aproveitar o que é essencial e o que é realmente importante para que tenhamos uma vida próspera e abundante.

Nossa MISSÃO, como Amigos da Alegria, para melhor aproveitar os benefícios do TRABALHO VOLUNTÁRIO é estarmos junto aos doentes, seus familiares, cuidadores e profissionais da saúde no universo hospitalar. É provar o sabor e a alegria de servir, ajudar, amar e doar-se. Junto aos doentes terminais, por exemplo, vivenciamos o quão importante é vivermos a vida com intensidade, aqui e agora, com disposição, entusiasmo e muito amor. A eloquência da solidariedade voltada à causa do homem que sofre é um exemplo que arrasta, queridos Formandos. Essa atitude traz felicidade! Todos nós somos chamados a trabalhar por essa nobre, humana e divina causa. A resposta? Cabe a cada um de nós dar. Somos corresponsáveis para tornarmos a humanidade mais fraterna, pacífica e feliz.

Preciso lembrar, ainda, que vocês, Formandos, têm em seu interior uma força inimaginável e um poder pessoal inacreditável. É daquelas energias poderosas. Acreditem! Isso lhes proporciona reais condições para superar os obstáculos e os desafios que serão enfrentados a partir de agora, fazendo com que sejam degraus para crescer e viver com prazer, alegria e satisfação. Vocês podem mudar e transformar suas mentes e também a vidas de outras pessoas! Podem fazer coisas incríveis! O Universo os conclama para assumir esta nova etapa com consciência, com responsabilidade no desempenho da profissão, pensando no outro e na humanidade. Imprimam ENTUSIASMO, paixão, motivação, coração e muito amor no seu modo de pensar, sentir, ver e agir.

Patrono Rovilio Collet e turma de formandos Unopar

A nossa pequena parte no mundo, como Amigos da Alegria, é assumir o lema de “irradiar esperança em todos os corações”. E o fazemos concretamente toda primeira quarta-feira do mês, vestidos de palhaço, quando vamos aos hospitais de Erechim, ao CAOL e ao COC – Centro de Câncer. A gente se propõe a levar a mensagem de esperança, paz e alegria aos doentes; e também o nosso abraço; aquela presença afetiva através do olhar e do sorriso; tudo embalado com a música e o canto, fontes de saúde. Tudo isso fundamenta o nosso trabalho. Durante as visitas, proferimos palavras de apoio e incentivo para recuperar a saúde e alcançar a cura. Escutamos a história de cada um e ajudamos cada pessoa a encontrar um sentido para a sua doença; o que também acaba dando sentido à nossa vida e ao propósito dos Amigos da Alegria. A força desse ideal comum nos mantém unidos, engajados, motivados, irmanados e conectados com o outro e com o universo. Assim desejamos que também seja para vocês, queridos Formandos da Unopar!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade