a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Gratidão: um ato sublime e importante no contexto regional

Esperamos em breve ter de agradecer novamente aos envolvidos nessa conquista, pois ser grato nos permite saber que conhecemos nossa alma e com ações como essa estamos elevando a autoestima de nossa cidade e região

Por: Everson Fogolari
LEIA_ARTIGOS

Por Everson Fogolari

Costumeiramente leio os jornais do país e os regionais e, nessa sexta-feira, 02 / 02/2018 ,  li o texto do Dr. Alcides Mandelli Stumpf, no jornal Atmosfera, intitulado “Carta aos Calouros de Medicina da URI”. Entre as informações ali contidas uma em particular me chamou atenção: “Conhecer a alma é absolutamente necessário à boa prática médica”.

Que primazia e sobriedade dessa frase, pois a alma a que o Dr. Alcides se refere está significativamente voltada à subjetividade/interioridade do ser humano. Este tão carente, sofrido e necessitando de acolhimento espiritual, mas, principalmente, de saúde corporal. Saúde relegada e desconsiderada pelos agentes públicos, em especial, fora e distante de boas políticas públicas.

Não bastasse, Dr. Alcides segue e cita “ e por último, na hora da matrícula, não esqueçam de agradecer as pessoas que formam a URI e lutaram mais do que ninguém para lhes propiciar a mais bela das ocupações, o mais sublimes dos ofícios. Agradeçam principalmente os médicos envolvidos nessa epopeia, e também aos futuros professores”.

Das qualidades dos membros citados de forma indireta pelo Dr. Alcides, não tenho dúvida que são merecedores, pois tive a honra  de trabalhar e ser colega dos mesmos, Professores Luiz Mario Spinelli, Paulo Spochiado, Paulo Giolo e Elizabete Zanin e outros mais. Encorajo-me a dizer, sem paixões e vínculos por bandeiras, que merece nosso agradecimento e, é importante para a região, pois eis o motivo do tÍtulo dessa opinião, que o poder PÚblico de Erechim, na então gestão do Prefeito Paulo Polis foi incansável na batalha pela vinda desse curso no qual o Dr. Alcides recepciona, e dá a dica  do que é necessário para ser um excelente médico(a).

Em momentos tão turvos da política brasileira termos exemplos, como os nomes acima citados, sejam eles em cargos públicos ou não, é fundamental para entendermos que necessitamos de lideranças que buscam e pleiteiam por nossa comunidade.

Criticas e posições contrárias sempre virão e fazem parte do processo democrático, por outro lado a GRATIDÃO é necessária em cada etapa do processo, pois fortalece a alma de quem atua e de quem conduz o processo, sendo assim, OBRIGADO a todos os envolvidos no processo que trouxe a medicina para Erechim e região e que o desafio continua, pois trabalhar com qualidade e busca pelos resultados melhores nos conduzem ao sucesso.

Tenho a certeza de que todos os profissionais da URI que trabalharam, continuarão buscando a excelência para esse curso e os demais da instituição, pois isso é uma premissa de suas vidas e da URI.

Aos agentes públicos envolvidos tenho a certeza que de uma forma ou outra estarão atentos e preocupados em manter essa grande conquista, sejam em suas ocupações diárias e/ou nos próximos desafios que estão se propondo.

Dessa forma, esperamos em breve ter de  agradecer novamente aos envolvidos nessa conquista, pois ser grato nos permite saber que conhecemos nossa alma e com ações como essa estamos elevando a autoestima de nossa cidade e região. Mas fiquemos atentos, como diria Nietzsche “a crença em certezas imediatas é uma ingenuidade moral”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade