PUBLICIDADE

Salto Alto

Publicidade

Que mulher você quer ser daqui a 20 anos?

Como em todas as áreas, estamos vivendo uma nova era na nutrição

Por: Dra. Angela Dorigoni
392C9D80-2D07-412A-8C23-D981D0988AAE

Como em todas as áreas, estamos vivendo uma nova era na nutrição. Num passado próximo, nos referíamos à nutrição com o intuito único de emagrecimento ou ganho de peso, desconhecendo por ignorância tudo o que envolve o ato de se alimentar.

Graças à evolução e as pesquisas, conheceu-se um outro lado da busca pelos nutrientes que vai muito além de ingesta de calorias. Trata-se da prevenção, da cura, da ativação e silenciamento de genes, através dos nutrientes, com a chegada dos mapeamentos genéticos.

A nutrigenética (que estuda a variação dos genes em resposta à dieta) e a nutrigenômica (que estuda o papel dos compostos bioativos e dos nutrientes na expressão dos genes), trouxeram uma visão e um novo conceito da nutrição com relação à saúde e a doença.

O caso da atriz Angelina Jolie foi emblemático para essa questão. Em 2016, dois anos após uma dupla mastectomia (retirada dos dois seios), ela se submeteu a uma cirurgia preventiva para retirar os ovários e as trompas de Falópio. Em um artigo no New York Times, Jolie escreveu: “Um exame de sangue revelou que eu tinha uma mutação no gene BRCA1. Isso me deu uma estimativa de 87% de risco de câncer de mama e 50% de risco de câncer de ovário. Perdi minha mãe, minha avó e minha tia para o câncer. Queria que outras mulheres em risco soubessem das opções”. O futuro parece atender ao desejo de Angelina. O custo desse exame, que girava em torno de R$ 15 mil na época, já encontramos testes custando R$ 2 mil (Revista Época)

Em virtude de toda essa evolução, a procura pelos consultórios de nutrição mudaram o sentido. A procura da nutrição do presente,  tem sido para melhorar as unhas, os cabelos, a massa magra, a pele, a acne, tratar o envelhecimento precoce, a celulite, a flacidez. Também é no consultório nutricional que se consegue  aumentar a fertilidade quando se deseja engravidar, bem como tratar uma endometriose, fazer o acompanhamento gestacional, ter uma  lactação saudável. Não menos importante, é no consultório nutricional que se prepara o corpo para uma cirurgia plástica estética como lipoaspiração, entre tantas outras que exigem cuidados inclusive com cicatrização. É na nutricionista que se trata o intestino e suas disbioses, se aumenta a imunidade, se trata doenças crônicas não transmissíveis. Se previne infecções de repetição, se melhora a memória e se previne de doenças neurodegenerativas.

Enfim, passaria o dia falando sobre a influência dos nutrientes no funcionamento do nosso organismo, pois hoje sabemos que não somos o que comemos,  somos sobretudo o que absorvemos.

Resume-se, no mesmo passo, que o resgate da prática de ancestrais, atitudes simples  de  “desempacotar menos e descascar mais”, ter uma alimentação natural, livre de alimentos ultraprocessados, previne danos celulares e é o caminho da longevidade, bem como o mapeamento genético que apontam os danos com assertividade. Este último, um processo ainda tecnológico e caro, mas com expectativa de redução de custo a curto prazo, o que ajudará muito o profissional e o paciente no enfrentamento dos problemas.

A expectativa média de vida do brasileiro é de 75 anos. Em países como Japão e Suécia, já passa dos 83. A tendência, segundo especialistas, é que a nossa também aumente. É inegável que vamos viver mais, porém de que adianta termos mais anos se não dermos qualidade a esses anos? Numa era em que a multidisciplinaridade se faz necessária, não podemos subestimar a importância da Nutrição.

Um escritor americano Philip K. Dick (1928-1982), escreveu: “O futuro muda porque você olhou para ele, e isso muda todo o resto”. Sem a totalidade das respostas, prever o futuro, não deixa de ser um exercício de risco, porém faz parte da aventura humana procurar antecipar os dias que estão por vir.

Mas se tudo na vida é por enquanto, façamos a nossa parte hoje, pois se tivermos a oportunidade do futuro, ou de viver mais 20 anos, certamente ele será incrível!

angela dorigoni

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade