a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

Iniciação Cristã: novas linguagens e novos métodos de comunicação na Catequese

Os participantes, em grupo e plenário, partilharam experiências, desafios e conclusões para a ação catequética de iniciação à vida cristã

Por: paloma
cat6

Representantes do Setor de Animação Bíblico-Catequética das 4 Arquidioceses e 14 Dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram de encontro nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4, em Porto Alegre, na Casa reuniões e retiros das irmãs salesianas. Com a assessoria do jornalista da Unisinos Moisés Sbardelotto e a presença do Bispo referencial para o Setor, Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, aprofundaram a Iniciação à Vida Cristã e as novas linguagens e os novos métodos de comunicação.

O assessor acentuou que a ação evangelizadora deve ser realizada como processo de comunicação que envolve diversas linguagens, métodos e tecnologias, num contexto de conexão. Citou um pensador, para o qual, na cultura digital, surgem “novas formas de relação social, que são fruto de uma série de mudanças históricas, mas que não poderiam desenvolver-se sem a internet”.

Os participantes, em grupo e plenário, partilharam experiências, desafios e conclusões para a ação catequética de iniciação à vida cristã. Dom Jacinto, num apanhado geral, destacou: 1) A catequese precisa andar em unidade com a liturgia mas também com a caridade. A catequese não pode ser intimista ou alienante; 2) Ainda pensamos na catequese em função dos sacramentos. Ela deveria ser em função de formar discípulos missionários que vivam em comunidade e nela participem dos sacramentos; 3) tudo isto questiona a todos, catequistas, padres, bispos, diáconos, ministros leigos, membros das pastorais e dos conselhos.

Por fim, foram lembradas atividades programadas:

– Seminário de liturgia em Veranópolis, de 28 a 30 de junho, em parceria com o Setor de Animação Bíblico-catequética, com 5 vagas por Diocese para catequistas.

– Encontro com coordenadores de pastoral, de catequese e de liturgia, formadores em Bíblia e reitores de Institutos, dias 4 de setembro, em Porto Alegre, para aprofundamento da Animação Bíblica na vida pastoral.

– Escola Catequética Regional no próximo ano, com 4 etapas, em local a ser definido, com 4 vagas por Arquidiocese e Diocese.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade