a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Jacutinga de Olho traz mais segurança ao município de 4 mil habitantes

Inspirado nos modelos de Marau e Erechim, projeto será apresentado a gestores públicos gaúchos que participam na próxima semana do I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai, em Erechim

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
jacutinga de olho

O município de Jacutinga, com quase 4 mil habitantes, mostra que as inovações tecnológicas também estão ao alcance das pequenas cidades. Com o envolvimento do poder públicol, comerciantes e entidades, o município localizado a quase 400 km de Porto Alegre, implantou no início deste ano 15 câmeras de segurança para monitorar as principais vias, entradas e saídas da cidade. Os detalhes do projeto de Jacutinga serão apresentados na próxima quinta-feira (30), em Erechim, durante o I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai, evento que reunirá, principalmente, prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar da modernização dos municípios da região.

O prefeito Beto Bordin conta que o Programa Jacutinga de Olho foi inspirado nos modelos implantados em Marau e Erechim, atendendo a um anseio da população depois do aumento da violência que vem atingindo também as cidades do interior. “Nosso município pode ser pequeno, mas precisa da ação do poder público para minimizar os problemas, oferecendo uma sensação de segurança ainda maior. A vigilância monitorada só se deu graças à união de esforços da sociedade, à parceria principal com a Brigada Militar e o investimento de instituições bancárias como o Sicredi, que foi o grande apoiador master, e outras empresas e pessoas físicas que também nos ajudaram”, enaltece o prefeito, observando que a Prefeitura já discute a possibilidade de colocação de novos equipamentos na cidade.

Mas não é só na segurança que o pequeno município busca inovar. Entre as metas de Jacutinga, destaca Bordin, está a implantação de uma rede de fibra óptica para interligar os prédios públicos da cidade visando melhorar a comunicação interna e a oferta de novos serviços aos cidadãos. “É muito importante investir em tecnologia. Na modernização administrativa temos várias ações em andamento. Transparência é uma das ações que temos como meta ampliar cada vez mais e deixar a população sabendo sobre tudo que acontece no município”, comenta o prefeito, destacando o uso de mídias sociais para divulgar atos da Prefeitura. “Na gestão temos a emissão da nota fiscal eletrônica, o alvará online, estamos também contratando para a questão de protocolo e estamos trabalhando para oferecer internet livre na praça do município. Vivemos em um mundo moderno em que precisamos da informação instantânea”, ressalta o prefeito.

 

Fórum de Cidades Digitais – Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Erechim, o I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai será realizado na próxima quinta-feira (30), na URI Erechim, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas para servidores públicos, academia e entidades pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.

 

Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a interação entre os gestores públicos da região, trazendo casos de sucesso e soluções de mercado. “Aproxima gestores do universo das cidades digitais e inteligentes que atualmente são imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico das localidades”, frisa Marinho. I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai tem o patrocínio da 1DOC e Inovadora Sistemas, bronze da Digifred e da Fiorilli Software, além do apoio do Hotel Ibis Erechim e Canal Gerência Pública.

 

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai

30/05/2019, em Erechim

Local: URI Erechim – Auditório 1 | Endereço: Av. Sete de Setembro, 1621

Abertura: 8h30

Inscrições gratuitas para servidores públicos, academia e entidades

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo [email protected] ou pelo (41)3015-6812

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade