- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

“Lugar de mulher é onde sua coragem permitir”

A diretora-geral da Unicred Erechim, Vania Bez Balestrin, define o Dia Internacional da Mulher como mais um momento para a reflexão sobre o papel das mulheres e sua interação com o mundo. Bancária há mais de 20 anos, ela recorda que sempre trabalhou com número maior de homens, e nunca se sentiu diferente. “No meu primeiro emprego, numa cooperativa de produção de Erechim, eram 22 técnicos e eu. No segundo emprego, já numa instituição financeira, eram 32 gerentes e eu era a única gerente mulher em Erechim. Atualmente somos 12 Executivos do Sistema Unicred no Rio Grande do Sul e as mulheres são a minoria. Aqui, trabalho com o Conselho de Administração da Unicred Erechim integrado por nove membros, todos homens. Em todas as situações vividas sempre me senti ouvida e valorizada”, afirma, observando que hoje comanda uma equipe de 21 pessoas, sendo 14 mulheres.

A executiva pontua, ainda, que dados dão conta que as mulheres representam nas empesas 59,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas. “Se por um lado estes números revelam o quanto temos de mercado para desbravar, por outro também mostram o leque de oportunidades que precisam e devem ser aproveitadas”, assinala.

Vânia defende a não vitimização da mulher. “Lugar de mulher é onde sua coragem permitir, pois muitas vezes não estamos onde queremos por não ousar, não enfrentar os desafios, já tantas outras vezes chegamos lá por exatamente abraçar as oportunidades com seus ônus e bônus”, assegura, acrescentando que a data também serve para reconhecer os direitos já conquistados.

Sobre os inúmeros casos de violência contra a mulher, Vânia reforça a importância de trabalhar e fortalecer a coragem e autoestima das mulheres no seio familiar, no mercado de trabalho, em todas as relações. “Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres. Que sigamos corajosas e guerreiras onde quer que estejamos”, completou.