divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Melhore sua imunidade com Probióticos e Prebióticos

O que são e onde encontrá-los ?

Por: Drª Angela Dorigoni
angela dorigoni

Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro, usados para prevenir e tratar doenças, promover uma simbiose intestinal (equilíbrio da flora intestinal) tendo ação imunoestimulante e melhorando a absorção de nutrientes. São bioterapêuticos, bioprotetores e bioprofiláticos.
Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem as funções no organismo são: Bifidobacterium e Lactobacilos, em especial Lactobacilos acidophillus.
Já os prebióticos são substâncias alimentares (consistem fundamentalmente em polissacarídeos não-amido e oligossacarídeos mal digeridos pelas enzimas humanas) que nutrem os micro-organismos que povoam o intestino.
Favorecem mais a multiplicação das bactérias benéficas do que prejudiciais.

 Onde encontrá-los:
Os probióticos estão nos alimentos industrializados como leites fermentados e iogurte ou encontrados na forma de pó ou cápsulas. Normalmente têm pouco tempo de duração e, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados. São os leites fermentados, iogurtes e kefir.
Os prebióticos são fruto-ologosacarídeos (FOS) e a inulina, encontrados nos alimentos in natura mas também podem ser prescritos através de fórmulas manipuladas. Os mais conhecidos são: Oligofrutose, Inulina, Galacto-oligosacarídeos, Lactulose e Oligossacarídeos do leite materno.
Consulte seu nutricionista e questione sobre a adequação de prebióticos e probióticos na sua dieta.

angela dorigoni

Moveis-planejados-600x192
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade