PUBLICIDADE

Economia

Publicidade

“Meu lugar é onde minha coragem permitir”

Afirmação é da Diretora-Geral da Unicred Erechim, Vânia Bez Balestrin, que comenta sua trajetória de conquistas à frente da equipe de colaboradores da cooperativa

Por: Ascom
Vania Bez Balestrin3

Neste domingo, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a Unicred Erechim lembra a trajetória da Diretora-Geral, Vânia Bez Balestrin, que chegou na cooperativa em julho de 2009, convidada pelo presidente do Conselho de Administração, o médico Antônio Gabriel Teixeira, e não imaginava que teria pela frente seu maior desafio profissional, que foi planejar e operacionalizar a mudança organizacional da cooperativa. Era necessário dar um giro de 360º para a profissionalização, trabalho que demandou muitas mudanças de processos, produtos, serviços e estrutura física visando à implantação de uma gestão eficiente e capaz de produzir bons resultados”, recorda ela.

Para a Executiva, formar uma equipe consciente, capacitada e comprometida, redefinir papéis e responsabilidades pelas atividades e processos decisórios, aproximar colaboradores de cooperados e readequar a estrutura e o sistema de informação da cooperativa para garantir a continuidade do negócio e minimizar os riscos foram os próximos passos dados com firmeza e propósito. “Os objetivos eram muitos e um a um foram sendo atingidos, desde a busca e fidelização dos cooperados até a conquista de uma agência nova, moderna, que orgulhasse a todos. Para cada ‘meta batida’, um novo desafio era lançado. O caminho era sem volta e rumo à qualificação da gestão, perseguida e levada a cabo por meio de um alinhamento organizacional com implementação de mudanças capazes de aumentar a resposta da Unicred Erechim como organização frente aos desafios externos do seu ambiente de atuação” lembra Vânia.

Mais do que melhorar os números da cooperativa, o propósito era ainda maior. “Meu desejo era e continua sendo desenvolver a cooperativa de forma sustentável, crescente e perene, visando à melhoria do desempenho e com capacidade para enfrentar as dificuldades da economia brasileira”, afirma, reconhecendo que ousadia, coragem e elevada capacidade negocial são seus pontos fortes e que sempre procurou repassá-los à equipe para juntos construírem uma Unicred pujante e à altura do seu cooperado.

Conforme Vânia, os resultados sempre vieram como retribuição ao trabalho dedicado de todos que lidera, sob o olhar presente, atento e incentivador dos Conselhos de Administração e Fiscal. “A busca constante por novas conquistas – entre elas expandir a cooperativa, abranger mais categorias e aumentar o número de agências para seguir atendendo com excelência o nosso cooperado – é o oxigênio que move nossa gestão sob o regime de Governança Corporativa implantado há dois anos. Mais um passo dado à profissionalização e que abriu as portas para a expansão, que trouxe à Unicred Erechim duas filiais – Agência Dr. Nilso Zaffari, na Unimed Erechim, e Agência Santa Mônica, no Hospital Santa Mônica, e a Unicred Empresarial para atender a demanda que virá com a nova abertura estatutária para acolher empresários, o que se traduz num novo momento para a cooperativa”, assegura.

Bancária há mais de 20 anos – 11 deles exercidos na Unicred Erechim – ela sempre trabalhou com número maior de homens, e nunca se sentiu diferente. “Somos 12 Executivos do Sistema Unicred no Rio Grande do Sul e as mulheres são a minoria. Inicialmente como Gerente Geral e há dois anos como Diretora-Geral trabalho com o Conselho de Administração integrado por nove membros, todos homens. Em todas as situações vividas sempre me senti ouvida e valorizada e acredito que isso aconteça porque lugar de mulher é onde sua coragem permitir. Muitas vezes não estamos onde queremos por não ousar, não enfrentar os desafios, já tantas outras vezes chegamos lá por exatamente abraçar as oportunidades. Se eu cheguei em um momento muito difícil da cooperativa lá em 2009, vivo hoje a melhor época da Unicred”, acrescenta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade