a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Município intensifica fiscalização do transporte escolar realizado em Erechim

Medida garante acompanhamento da quilometragem diária efetuada pelos veículos e velocidade que circulam na hora de transportar as crianças

Por: Cristiane Rhoden
Fotos: Luiz Carlos Arpini
WhatsApp Image 2019-02-05 at 14.38.03

A fiscalização é diária e intensa. Desde 2015 o município de Erechim monitora os veículos terceirizados que fazem o transporte escolar dos estudantes. Medida que garante não apenas o acompanhamento da quilometragem diária efetuada pelos veículos e a velocidade que circulam, mas gera economia aos cofres públicos.

Segundo o chefe da Divisão de Transportes da Secretaria Municipal de Educação, Acácio Rodrigo Mentz as medidas foram adotadas depois que o Tribunal de Contas apontou possíveis irregularidades na prestação do serviço e são intensificadas a cada ano. “A partir destes apontamentos do Tribunal de Contas o município adotou ferramentas para tentar eximir irregularidades e também levando em conta a questão de segurança dos estudantes. A gente sabe que o veículo sendo rastreado, o motorista que esta conduzindo esse veículo age de uma forma diferente. Ele acaba trafegando de forma mais segura, prevendo, inclusive, acidentes. Eles acabam tendo um pouco mais de cuidado com a condução do veículo em si. Porque nós sabemos que são trajetos longos, trajetos que demandam esse cuidado”, pondera.

Esse gerenciamento sobre o serviço é intensificado a cada ano com maior rigor e novos processos licitatórios.  “Através desse sistema a Divisão de Transportes da secretaria pode controlar os pontos de paradas e a hora de embarque e desembarque dos estudantes. Possibilita uma fiscalização eficaz dos roteiros, por manter atualizados os cadastros de estudantes e o itinerário que a empresa realiza diariamente. Permite além de uma fiscalização eficaz dos contratos, a segurança em dados para as prestações de contas com os valores aplicados nesse serviço”, explica Acácio.

Vale destacar que hoje a velocidade recomendada para os veículos que fazem o transporte escolar no município respeita o Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente em Erechim 750 estudantes utilizam diariamente o transporte escolar disponibilizados na área rural e para a Educação Inclusiva.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade