a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

Município lança Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

  Unir esforços e concentrar trabalhos na conscientização da população com relação a importância da prevenção através da vacinação. Este foi o mote do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ocorrido na manhã desta sexta-feira, 10, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Presentes, além dos parceiros da campanha, ou […]

Por: Ascom
IMG_0891

 

Unir esforços e concentrar trabalhos na conscientização da população com relação a importância da prevenção através da vacinação. Este foi o mote do lançamento da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ocorrido na manhã desta sexta-feira, 10, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Presentes, além dos parceiros da campanha, ou seja, a Unimed, Centro Hospitalar Santa Mônica, Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Hospital de Caridade e Clubes Rotários (Rotary, Interact, Rotaract Kids e Casa da Amizade), o prefeito Luiz Francisco Schmidt e secretários, o presidente do Poder Legislativo Rafael Ayud e vereadores, funcionários da Pasta e convidados que puderam ouvir o chamamento do secretário da Saúde, Jackson Arpini para esta grande ação que envolverá a comunidade de Erechim.

Como foco está a motivação de todos os pais para a imunização de seus filhos através da vacinação de crianças de 12 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de 6 a 31 de agosto, tendo como dia D, 18 de agosto, oportunidade em que as Unidades Básicas de Saúde não fecharão ao meio dia para imunizarem o máximo de crianças possíveis. Esta Campanha dá seguimento aos trabalhos da Campanha Atchim contra a gripe que tem os mesmos parceiros.

Representando o Rotaract, Gabriela Tobaldi falou sobre a importância da Campanha da Pólio no mundo, que tem a efetiva participação dos Clubes Rotários. “Temos que quebrar os tabus com relação a vacinação e, para tanto, auxiliamos na confecção do folder explicativo para que o maior número possível de pais tenham em mente a importância do ato. Vital a conscientização de toda a comunidade”.

O presidente do Poder Legislativo, Rafael Ayub lembrou quando de sua chegada em Erechim, oportunidade em que a cidade vivia um momento crucial da vacinação na prevenção da  H1N1. “De máxima importância a vacinação para que haja a prevenção. A doença está erradicada, mas deve-se prevenir e, para tanto, a vacina do SUS é tão boa quanto de qualquer laboratório ou de empresas privadas”.

Luiz Francisco Schmidt, em sua manifestação, destacou a felicidade em ver todos os agentes inseridos em uma grande Campanha. “Uma oportunidade de caminharmos juntos e isso é o segredo do sucesso. Um dia também vamos descobrir o quanto podemos fazer, mesmo com poucos recursos. Vamos avançar divulgando e vacinando, que cada um de nós seja um grande propagador desta campanha”.

Jackson Arpini pontuou que o que está se propondo à sociedade é um grande ato de mobilização para o sucesso da Campanha. “Temos um grande desafio pela frente, estamos aquém da expectativa, o que demonstra o resultado positivo de nosso trabalho. Uma boa parte do trajeto já conseguimos transpor, daí a importância da união de esforços, pois temos grandes desafios pela frente. Mobilizar, motivar e conscientizar os pais com relação a vacinação e a imunização, instigar a comunidade para que tomem as medidas necessárias”, ressalta.

Arpini garantiu que a meta é mobilizar cerca de seis mil crianças no município de Erechim, ou seja, vacinar 95%, como conscientizar as crianças e adultos com relação a completar todo o esquema vacinal, ou seja, atualizar ou fazer as vacinas não aplicadas até então. “Todas as pessoas tem a oportunidade de vacinar, pois as doses já estão à disposição nas Unidades Básicas de Saúde. Devemos ter a ciência que as doenças estão voltando pela inércia da sociedade”.

Finalizando os trabalhos, a médica comunitária Katia Fulgueiras falou sobre o sarampo, ou seja, os perigos da volta da doença e as suas consequências.  Também pontuou a importância da conscientização dos pais, em especial, para levarem seus filhos para serem vacinados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade