divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

O COVID-19 pode causar infertilidade masculina?

O médico urologista, Dr. Eduardo Cachoeira, fala sobre o assunto.

Por: Dr. Eduardo Cachoeira

A Pandemia da COVID-19, iniciada em dezembro de 2019 na China, está gerando vários questionamentos, por exemplo: Como o vírus entra nas células humanas? Quais medicamentos combatem e eliminam o vírus? Quais as possíveis sequelas geradas pela infecção?

No cenário atual ainda há mais questionamentos do que certezas.

Em relação ao sistema reprodutor masculino, um estudo recente, publicado por pesquisadores Chineses, levantou a possibilidade da COVID-19 gerar infertilidade masculina devido a sua agressão direta às células testiculares, responsáveis por produzir os espermatozoides. Esta hipótese foi levantada ao perceberem que existem moléculas na superfície das células masculinas chamadas de Receptores da Enzima Conversora de Angiotensina, que desempenham papel fundamental na patogênese do vírus. Esses receptores facilitam a entrada do vírus nas células, assim como sua replicação. Desta forma, as células que apresentam essas moléculas, têm potencial para serem danificadas pelo vírus. Entre as células que estão sob este risco por apresentarem nível alto da expressão dos receptores, estão as produtoras de espermatozoides e testosterona.

O estudo em questão, que ainda está em fase de aprovação, NÃO avaliou diretamente a fertilidade masculina através de espermograma, mas sim, utilizou-se de avaliações dos hormônios relacionados a fertilidade (testosterona, hormônio luteinizante, hormônio folículo estimulante, prolactina, estradiol) e isso acaba sendo uma limitação importante do estudo para vincular a COVID-19 à infertilidade.

Entretanto, o artigo possui relevância cientifica e não deve ser ignorado, pois manterá os médicos em alerta para acompanhamento dos parâmetros de fertilidade em homens infectados pela COVID-19 e estimula estudos futuros com uma melhor metodologia sobre o assunto.

Dr. Eduardo Cachoeira

DR. eduardo cachoeira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE