- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Óculos de sol falsos prejudicam a visão

Na época do ano em que mais se utiliza óculos solares, o verão, a proteção contra os raios ultravioleta é de extrema importância. O que têm preocupado especialistas é a utilização desse acessório sem as proteções e especificações técnicas que são importantes para a saúde dos olhos.

Preocupação médica

O oftalmologista André Agnoletto, que atua no Hospital Santa Mônica de Erechim, relata que o ideal é não utilizar um óculos solar que não se conhece a procedência. ‘’O uso indiscriminado de óculos que por ventura não protejam, piora a situação. Pelo motivo de que a lente do óculos escuro, ela justamente escurece e dilata a pupila do olho. Dilatando a pupila a incidência de radiação de ultravioleta que é natural do sol, ela entra mais no olho, causando mais problemas de saúde, mais catarata, mais doenças maculares. É preferível não usar um óculos que você não conhece a procedência.’’

Combate contra falsificações

Ações contra os produtos falsos e sem procedência são realizadas em todo país. Os óculos de sol estão em quinto lugar na escala de artigos mais falsificados e segundo dados mercado informal, movimentou mais de R$ 1 trilhão só em 2017 e só no Rio Grande do Sul o percentual é de 6%.

Conscientização

A proteção contra os raios ultravioleta é uma necessidade apontada por oftalmologistas, clínicas, especialistas e óticas. A dica é sempre procurar um profissional da área e usar produtos com referência e garantia. Muitas vezes o preço de um óculos com lentes específicas e com procedência pode até ser bem mais salgado, mas vale a dica “o barato pode custar o olho da cara”.