- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Os pés, o eterno esquecido: conselhos e cuidados para cada época do ano

Os pés são uma parte muito castigada do corpo: eles têm que suportar o nosso peso diariamente, suportar situações de frio ou calor extremos e suportar longas caminhadas. Todas essas situações podem causar alterações na pele, nas unhas e também na estrutura óssea. O resultado são pés esteticamente feios. Mas, nós te damos as chaves para aprender a cuidar delas o ano todo.

Cada estação do ano causa diferentes alterações em nossos pés, por isso, vamos te apresentar a forma correta de cuidar dessa parte do corpo tão esquecida.

Cuidar dos pés durante o outono

No outono, depois de um tempo de sandálias e pés descalços, nossos pés estão rachados e secos. Isso pode causar irritações quando for andar com sapatos fechados. Eles tendem a estar um pouco mais inchados do que nos tempos mais frios, por isso nos incomoda um pouco.

Cuidar dos pés durante o inverno

No inverno, o frio faz os pés encolherem e os sapatos fechados se ajustam melhor, mas devido às baixas temperaturas, às vezes passam muitas horas geladas. Para se aquecer, muitas vezes nós os aproximamos de uma fonte de calor, e isso, mesmo que você não saiba, faz com que eles inchem.

Após o inverno, os pés, presos em sapatos [1], conseguem manter a hidratação, pois sempre há umidade no interior. E, à medida que o bom tempo chega, começamos a usar sapatos um pouco mais abertos novamente, sem meias. Além disso, é hora de ir na pedicure que foi tão negligenciada durante o inverno.

Cuidar dos pés durante o verão

No verão, o calor nos obriga a usar sandálias e, até que o pé se adapte às tiras, sofre de dor e fricção. Além disso, andamos descalços e os expomos a altas temperaturas e ambientes secos, causando a desidratação. Qual é o resultado? Rachaduras dolorosas e durezas desconfortáveis.

Como cuidar dos nossos pés?

Uma boa recomendação para qualquer época do ano é usar cremes diários ricos em uréia ou com alto percentual de lactato, substâncias que ajudarão a manter a pele dos calcanhares e a sola do pé livres de dureza e rachaduras. Se também pudermos realizar uma esfoliação [2] intensa antes da aplicação de cremes, ajudaremos a eliminar a pele morta e a ter um resultado ainda mais bonito.

Por outro lado, a cada vez, tente evitar as trocas de calçados, ao substituir as sandálias por sapatos fechados ou vice-versa, tente ter etapas intermediárias, ou seja, use sapatos mais ou menos fechados para acomodar o pé.