PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Pela quarta vez região de Erechim consegue retornar a bandeira laranja

Melhora dos indicadores faz Governo do Estado regredir e colocar o Alto Uruguai novamente como área de risco médio de contaminação

Por: Cristiane Rhoden
URGENTE-LARANJA

O governador Eduardo Leite, anunciou na tarde desta segunda-feira, 20, como fica o mapa do distanciamento controlado válido entre a 0h de terça-feira, 21, e as 23h59 de segunda-feira, 27, de julho. Na atualização, a região de Erechim conseguiu, novamente, reverter a 11ª Rodada do Distanciamento Controlado e retornou à bandeira laranja. A Associação dos Municípios do Alto Uruguai e os prefeitos da região encaminharam recursos ao Gabinete de Crise do Estado contestando o mapa e os dados utilizados na nova classificação.

Situação de Erechim

A alegação do recurso encaminhado ao Estado pela Amau e pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, estava fundamentada no fato de que apesar da piora nos índices, a capacidade hospitalar do município sede (Erechim) não chegou a uma ocupação de 50%. “Mantemos firme nossa posição que, pelos nossos números, temos condições de estar na bandeira  laranja e conseguimos esse objetivo”, pontuou o porta-voz da Amau, Jackson Arpini.

Apesar da bandeira ter retornado a laranja, Eduardo Leite pede atenção por parte dos prefeitos. “Não significa que a região está livre. Os prefeitos precisam avaliar as questões de cada município e tomar as medidas restritivas ou liberações conforme cada realidade. O que nós temos, no RS, antes de tudo, é um alerta”, diz Leite. Há um mês, 2,4 leitos estavam livres para cada um ocupado. Agora, esse índice está em 0,88″, declarou o governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade