PUBLICIDADE

Estado

Publicidade

Pesquisa da UFPEl revela que 1 em cada 560 gaúchos está infectado com covid-19

Estudo terá mais quatro fases e a conclusão será feita em agosto

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
27154912_1848775_GDO

Durante a transmissão na tarde desta quarta-feira, 27, o governador Eduardo Leite também apresentou os resultados da quarta rodada de testes rápidos da pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 no Rio Grande do Sul coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Pela pesquisa feita em nove cidade do Estado, 4,500 pessoas foram testadas para a covid-19. Oito testes deram positivo sendo quatro deles em Passo Fundo. Ha uma pessoa infectada a cada 562 habitantes. “Não ha um crescimento descontrolado, mas temos um aumento sim no quadro de contágio. Esse é um resultado positivo, mas está se tomando decisões corretas no Rio Grande do Sul”, enfatizou o reitor da UFPEl, Pedro Rodrigues Curi Hallal.

A quarta fase do estudo inédito mostra que 20,2 mil já tiveram contato com vírus no Estado e desenvolveram anticorpos, contra os 24,8 mil estimados na penúltima etapa, divulgada há 15 dias. Não se trata de queda, mas sim de indicativo de que a contaminação se manteve estável, segundo os pesquisadores.

O estudo terá mais quatro fases. O trabalho começará em junho e será feito com intervalos de três semanas entre cada ciclo de entrevistas e aplicação de testes. A conclusão deverá ser em agosto.

Novos testes

A secretaria estadual de Saúde, Arita Bergmann, informou que todos os casos sintomáticos de profissionais de saúde, segurança, caminhoneiros e apenados deverão ser testados. E que através de convênios com universidades e instituições de ensino os testes devem ser ampliados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade