a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Pesquisa revela impacto que Lava Jato pode ter nas próximas eleições

População apontou intenção de voto em candidatos dos maiores partidos ou apoiados por eles

Por: Da Redação
Eleições 2016

Uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, analisou o impacto do fato dos candidatos a presidente da república pertencerem a determinados partidos, ou serem apoiados por eles nas próximas eleições. O apanhado considerou os partidos PSDB, PT e PMDB. No caso do PSDB, 62,5% dos entrevistados afirmaram que não altera sua intenção de voto o fato do candidato pertencer ao partido ou ser apoiado por ele. Já 28,4% disseram que diminui e 6,7% que aumenta. Quanto ao PT, 43,1% disseram que não altera, 38,1% que diminui e 17,6% que aumenta. Com relação ao MDB, 57,5% diz que não altera, 33,5% que diminui e 6,3% que aumenta.

psdb

pt

mdb

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.002 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 154 municípios brasileiros entre os dias 27 de abril a 02 de maio 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 871 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 539 entrevistas, 6,0% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 300 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 292 entrevistas.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade