PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Por onde sai a gordura quando emagrecemos ?

Parece uma pergunta boba, mas muitas pessoas imaginam que é quando vamos ao banheiro.

Por: Dr. Angela Dorigoni
angela dorigoni

A maior parte da gordura sai na forma de água e CO2 (gás carbônico). Explicando: A principal fonte de energia do corpo é a glicose. A gordura passa a ser utilizada como combustível apenas quando o estoque de glicose for baixo. Nesse momento, as células de gordura liberam os triglicerídeos, que contém O2 (oxigênio), H (hidrogênio) e C (carbono). Para passarem pela membrana celular, os triglicerídeos precisam ser transformados em ATP, que é a forma de energia final que nosso corpo utiliza. O ATP só produz energia quando recebe bastante O2. Esse processo de produção de ATP gera 2 subprodutos, o CO2, que sai pelos pulmões, e a água, que sai pela urina e pelo suor.


Perceba como após uma atividade física seu xixi fica mais escuro, pois está eliminando junto consigo toxinas liberadas nessa oxidação.
É por isso que quanto maior nosso condicionamento físico, maior nossa capacidade de queima de gordura, pois nosso coeficiente respiratório (relação entre oxigênio/gás carbônico que entra e sai de nosso organismo). Quanto mais oxigênio, mais queima de gordura. Portanto, pode-se dizer que os órgãos mais importantes para a oxidação de gordura são os pulmões.

E como se melhora o condicionamento físico? Com atividades mais intensas, e não mais duradouras. A intensidade tem uma fórmula básica, que é diretamente proporcional a velocidade de execução, e inversamente proporcional ao tempo gasto na atividade. Ou seja, quanto mais rápido, mais intenso, mais queima de gordura.
Porém, apenas o exercício físico não fará ninguém queimar gordura. Estudos indicam que sem o controle nutricional, o indivíduo tende a aumentar o consumo de calorias de forma compensatória.

Na verdade, a dieta é mais eficiente do que o exercício para produzir o déficit energético necessário para chegar a consumir os estoques de gordura, porém, se mal orientada, pode gerar também uma grande perda de massa magra.

angela dorigoni

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade