a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Praça Daltro Filho passará por modernização durante alargamento da Rua Silveira Martins

Projeto foi apresentado na manhã desta quarta-feira, e contempla acessibilidade e sustentabilidade

Por: Ivanor Oliviecki
Fotos: Ivanor Oliviecki
MODERNIZAÇÃO DALTRO FILHO (29)

O engenheiro Renan Scapinello e as arquitetas Alana Kipper e Mariele Araldi, apresentaram na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, o projeto de modernização da Praça Daltro Filho. As obras em uma das praças mais centrais da cidade, e que recebe grande número de pessoas, principalmente nos finais de semana, ocorre em conjunto com a de alargamento da Rua Silveira Martins, cuja pista irá avançar em 7 metros sobre a área hoje ocupada pela praça.

A principal alteração será a redução da área da praça em cerca de 600 metros quadrados, de onde serão retiradas cinco árvores que pela situação de sanidade sua preservação é inviável, e outras 25 serão removidas e replantadas dentro da própria praça. Todo processo de retirada e transplante das árvores será realizado por uma empresa especializada, a ser contratada em edital independente do restante da obra.

O processo de modernização terá a implantação de nova pista para skates, bicicletas e patins, novos banheiros, zeladoria e ponto de taxi, que serão reunidos em uma única construção, além da implantação de anfiteatro ao ar livre com arquibancada de 60 lugares. “Haverá um grande preocupação com a acessibilidade, com espaços e brinquedos adaptados, e com a sustentabilidade, com captação da água da chuva para uso e iluminação toda em led”, explicou Scapinello. Um sistema de videomonitoramento será instalado para garantir a segurança dos usuários e também impedir a depredação do espaço.

Além da redução da área da praça, também será suprimida a pista de bicicross existente atualmente. Será mantido o espaço para animais, que será cercado e terá bebedouro exclusivo, bem como haverá piso emborrachado em alguns espaços.

A praça surgiu em 1931, com o nome de Praça Gonçalves Dias, e em 1939 a área foi transferida ao município. Em 1952 sofreu a primeira grande intervenção construtiva, projetada pelo engenheiro Francisco Riopardense de Macedo (responsável também, entre outros projetos, pelos mosaicos da Praça da Bandeira). Em 1980, já com o nome de Praça Daltro Filho, passou por intervenção arquitetônica de responsabilidade técnica do engenheiro Júlio Cezar Zanella. Em 2012 passou por processo de revitalização, com a instalação de um espaço para animais de estimação, além da implantação da pista de bicicross.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em seis meses após seu início, período em que a praça ficará desativada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade