- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Primavera será marcada por variação nas temperaturas e chuva na média

A primavera começou nesta segunda-feira (23/9) com temperaturas baixas e cara de inverno. Aos poucos, a nova estação foi ganhando força, com o aumento das temperaturas ao longo das tardes.

A semana vai ser de tempo seco, com máximas passando dos 20°C na maioria das regiões. À noite, a baixa nos termômetros deve ser menor que nos últimos dias, mas ainda faz frio, especialmente nas áreas ao Sul.

Terça-feira, dia 24
Mínima de 10°C e máxima de 21°C em Pelotas. Bagé começa o dia com 6°C, chegando aos 21°C à tarde. Em Porto Alegre, mínima de 9°C e máxima de 23°C.

Quarta-feira, dia 25
Mínima de 12°C e máxima de 25°C na capital. Em Caxias do Sul os termômetros variam entre 7 e 23°C. Santa Maria terá mínima de 9°C e máxima de 24ºC.

Quinta-feira, dia 26
Em Bagé, as temperaturas oscilam entre 11ºC e 23°C. Mínima de 13°C e máxima de 24°C em Porto Alegre. Em Imbé faz 21°C à tarde. Passo Fundo terá temperaturas entre 11°C e 24°C.

Sem presença do El Niño

A nova estação não terá a influência do El Niño – fenômeno que provoca chuva. A tendência é de ter precipitações dentro da média histórica. Como é um período de transição entre o inverno e o verão, o tempo mais instável vai marcar a primeira metade da estação. Não estão descartados temporais com trovoadas, ventos e granizo, que começam pela fronteira e se espalham pelo território gaúcho.

As temperaturas devem permanecer dentro do padrão para esta época, com grande amplitude térmica: dias que começam frios, ficam mais quentes à tarde e voltam a esfriar à noite.

Para a segunda quinzena de novembro em diante, a chuva começa a aparecer de forma mais irregular. Os períodos de tempo seco ficam maiores e automaticamente as temperaturas tendem a subir, refletindo a proximidade do verão.