PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Produzir e compartilhar Fake News é crime

Eventuais denúncias podem ser realizadas pelo portal eletrônico da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul ou da sua cidade, através do portal da Delegacia online

Por: Dhieison Cardoso
Fotos: Internet
fake news noticia falsa

Incessantemente as pessoas estão recebendo notícias, áudios, fotos e informações que muitas vezes não condizem com a realidade.

Não seja propagador de informações falsas na internet, ao contribuir com uma mentira você pode estar prejudicando seus amigos, sua família, comunidade e o coletivo.

Compartilhar informações falsas, provocar alarme produzindo pânico é crime

Ao contribuir com a desinformação você ainda pode estar cometendo um crime. Produzir ou compartilhar ‘Fake News’ (notícias falsas) de forma irresponsável, exagerada e que provoque falso alarme (é o verbo da contravenção e significa tumulto, confusão) é uma maneira de disseminar medo, pânico e alarmismo.

Cuidados necessários antes de compartilhar qualquer informação

A idoneidade da informação: Confira se o site que está noticiando e informando é seguro e com credibilidade.

Ler antes de compartilhar: Parece óbvio, mas muitas pessoas compartilham notícias só pelo título da matéria, uma vez que títulos de matérias são tendenciosos para gerar cliques.

Pesquisar em outros sites: Checar em outras fontes uma mesma notícia é uma boa dica.

Conferir à data da notícia: Uma notícia antiga compartilhada em data posterior pode provocar confusão, evite fotos e áudios que você não sabe a data que foram divulgados.

A infração está tipificada em lei, prevista no Art. 41 da Lei de Contravenções Penais.

Eventuais denúncias podem ser realizadas pelo portal eletrônico da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul ou da sua cidade, através do portal da Delegacia online.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade