a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Professor da UFFS apresenta pesquisa na Escócia

Bernardo Berenchtein participou, em Edimburgo, de evento da Sociedade Britânica de Zootecnia

Por: ASCOM
Fotos: ASCOM
IMG_7052

O professor Bernardo Berenchtein, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, participou, de 9 a 11 de abril, de um evento da Sociedade Britânica de Zootecnia, realizado em Edimburgo, na Escócia. O docente apresentou o trabalho “Degradabilidade da matéria orgânica e produção de gases da canola integral e do farelo de canola como potenciais ingredientes na dieta de ruminantes”. Bernardo é docente do curso de Agronomia, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS) no Campus Realeza e atua também como coordenador adjunto de Extensão.

A pesquisa do professor trata de uma avaliação da canola integral e do farelo de canola, como ingrediente da dieta de bovinos, ovinos e caprinos. “Com o alto custo do farelo de soja, é importante trabalhar com ingredientes alternativos, tais como a canola”, diz o docente. “No entanto, por terem alguns fatores que prejudicam o uso por parte dos animais, a retirada do óleo faz com que ocorra o melhor aproveitamento por parte dos animais, desta maneira, a utilização do farelo de canola é atrativa para os produtores.”

Conforme Bernardo, a participação no Anual Meeting of British Society of Animal Science 2019 foi de grande valia. “Possibilitou a ampliação da rede de contatos, trazendo para a UFFS novas experiências e possibilitando a internacionalização da nossa Universidade, do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável, em que também atuo”, completa.

Entre as atividades do evento, o professor também esteve no Museu Real da Escócia, onde está exposto o corpo empalhado da ovelha Dolly – primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade