divdiv
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Profissionais da saúde vão tomar Ivermectina em Erechim

Uso preventivo estaria baseado em estudos nacionais e internacionais

Por: Cristiane Rhoden
Fotos: Ilustração Internet
218275-5f05a8d480afd_1_ivermectina-3351955

O Comitê Municipal de Emergência para covid-19 de Erechim aprovou em reunião realizada na última segunda-feira, 06, a aquisição, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, do medicamento Ivermectina. O antiparasitário será usado de forma preventiva pelos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente no combate a pandemia aqui no município.

A Ivermectina, usada para combater vermes, parasitas e ácaros, é um dos medicamentos em estudado que recentemente tem chamado a atenção da comunidade científica no combate a covid-19 de forma precoce. O uso ganhou destaque a partir do mês de abril, depois de um estudo da Biomedicine Discovery Institute (BDI), em Melbourne (Austrália), publicado na Antiviral Research, indicando que o medicamento foi capaz de conter o avanço e inibir a replicação do SARS-CoV-2 (Covid-19) em teste in vitro (em laboratório). 

Conforme o relatório do Comitê a utilização do medicamento estaria baseada em estudos nacionais e internacionais. Inicialmente o uso seria para profissionais da linha de frente, com dosagem recomendada de 0,2mg por quilo de peso. A Ivermectina é de baixo custo e apresenta menor efeito colateral, pois a excreção é intestinal, não prejudicando sistemas vitais como o renal e o hepático. “Iremos disponibilizar após conseguirmos a compra. Está em processo de licitação”, confirmou secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher.

Cidades como Itajaí e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, já iniciaram o usar da Ivermectina para auxiliar na prevenção ao coronavírus. A distribuição para a população começou nesta nesta semana. As pessoas interessadas serão avaliadas por médicos.

Sobre a distribuição a população de Erechim, Nonemacher declarou que “teremos o nosso protocolo e será divulgado no momento oportuno”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE