PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Projeto Arborização + Segura, RGE e Prefeitura de Erechim definem ações para o município

  Entre as medidas está o plantio de árvores que não interfiram na rede elétrica

Por: Assessoria de Imprensa RGE
Fotos: Divulgação RGE
0401-foto-rge

A RGE começará a executar uma série de ações em Erechim, as quais fazem parte das contrapartidas da empresa junto ao município. A definição dessas ações foi de comum acordo com a prefeitura municipal, sendo que algumas já estão tendo início nesta semana.

Entre as principais melhorias a serem feitas pela RGE estão o cercamento da área verde localizada no bairro Zimmer; o plantio de mudas de árvores em locais e quantidades a serem estabelecidos pela Secretaria do Meio Ambiente; e palestra RGE do Guardião da Vida para os servidores da Secretaria do Meio Ambiente.

Essas medidas, especialmente o plantio de mudas, fazem parte do convênio de compensação ambiental entre a concessionária e o município de Erechim, como forma de recompor a vegetação que é suprimida para possibilitar melhorias na rede de distribuição de energia elétrica, bem como garantir a segurança do sistema.

Todo processo de plantio se dá através do projeto Arborização + Segura, que promove maior segurança à população por meio do plantio de espécies que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como as redes de água, esgoto, telefonia, elétrica, calçamentos, iluminação pública, entre outros.

Todas as novas mudas a serem plantadas são de espécies e porte adequado para cada local da cidade, conforme definição e orientação da Prefeitura Municipal – Secretaria do Meio Ambiente, com base em critérios técnicos ambientais, de segurança e interferência recorrente na rede elétrica, respeitando sempre as estruturas urbanas e os espaços disponíveis e adequados ao pleno crescimento das árvores.

A interferência de vegetais na rede elétrica é a causa de 2/3 das interrupções de energia na área de concessão da RGE. Principalmente em dias de vento, mesmo com as podas preventivas realizadas, galhos e árvores avançam sobre as redes ocasionando curto-circuito e causando a interrupção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade