a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Projeto de Emerson Schelski busca garantir banheiros químicos adaptados para deficientes em eventos no município

Protocolado na quarta-feira, projeto tenta tornar obrigatório ao menos 10% de banheiros químicos adaptados

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
Matéria - banheiros químicos adaptados

Pautas que tratam sobre a inclusão de pessoas com deficiência têm sido cada vez mais presentes nas discussões do Legislativo erechinense. É de grande importância que o Poder Público zele pelo bem-estar destas pessoas, lhes proporcionando, inclusive, espaços e ações voltadas para o lazer. Pensando nisso, o vereador Emerson Schelski (PSDB) protocolou, na última quarta-feira (11), um projeto de lei que visa facilitar a vida de quem enfrenta dificuldades diárias de mobilidade, tornando obrigatória a instalação de banheiros químicos adaptados em eventos realizados no município.

Erechim recebe anualmente diversas atividades que movimentam uma parcela significativa da comunidade, como eventos artísticos e esportivos. No entanto, é notória a carência de uma infraestrutura adequada para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Este projeto de lei busca amenizar, ao menos em parte, a incômoda situação pela qual passam estas pessoas, buscando tornar obrigatória a instalação destes módulos adaptados em quantidade proporcional ao número de banheiros químicos destinados ao público estimado do evento e nunca inferior a 10% do total”, explica Schelski.

De acordo com o projeto, os responsáveis pela realização dos eventos serão responsáveis pela instalação destes banheiros, que serão de uso exclusivo do portador de necessidades especiais – além de acompanhante quando necessário. Para o parlamentar, é fundamental que a Câmara olhe com atenção para esta iniciativa, já que sua eventual aprovação acarretará em um inevitável aumento na frequência destas pessoas a grandes eventos. “A proposta objetiva proporcionar maior inclusão social a quem apresenta deficiência ou mobilidade reduzida, já que estes cidadãos muitas vezes deixam de comparecer a eventos públicos em razão das dificuldades que lhes são apresentadas”, completa o vereador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade