a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Qual a importância de um Deputado Federal para a Região do Alto Uruguai?

É necessário que superemos as vaidades e os egocentrismos de uma cidade e região que pensa como metrópole, mas age como província

Por: Da Redação
urna-eletronica_1_0

A Política é a ciência da governança de uma Nação, estado ou região, também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Como o conceito esta referendado, o ano de 2018 será marcado novamente pelas eleições, instrumento esse utilizado para estabelecer quem será o representante daquilo que é público e dos interesses de uma região, comunidade.

Em meio a um cenário político turbulento, o eleitor mostra-se cada vez mais desacreditado com os políticos, especialmente os que atuam em Brasília. Sendo assim, o voto, ferramenta importante, parece estar seguindo um caminho cada vez mais comum, isto é: a abstenção ou a anulação do mesmo.

Por outro lado, regiões e cidades bem organizadas, unidas e com força, tirando de lado as picuinhas regionais, tem tido êxito, diga-se de passagem, para o bem, observemos: Cada Deputado Federal possui uma cota individual de pouco mais de R$ 60 milhões por mandato (4 anos), que podem ser destinados a um máximo de 25 emendas diferentes por ano. Mas existe uma ressalva importante: metade do valor das emendas precisa ir para a saúde.

Seguindo essa lógica, pode-se afirmar que se hoje Erechim e Região tivesse um Deputado Federal, a Fundação Hospital Santa Terezinha, que atende pacientes de toda a região, com os mais diversos procedimentos, por exemplo, poderia não estar passando por dificuldades e correndo o risco de paralisar o atendimento médico, além disso, podendo ampliar o seu atendimento, qualificar as equipes e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Uma espécie de um grande plano de saúde gratuito para a população que não tem condições de pagar por serviços particulares, especialmente cirurgias.

Além dos deputados federais, as bancadas estaduais também podem apresentar emendas ao orçamento. No caso dos estados são permitidas duas emendas que liberam até 0,8% da receita corrente líquida, o que significou cerca de R$ 224 milhões por bancada em 2016.

Portanto, como exercício da Cidadania e utilizando os instrumentos que temos até então, mesmo que não o ideal, o voto é uma grande ferramenta para a prática da Democracia.

Precisa-se acordar, pois são mais de 20 anos sem um Deputado Federal genuinamente de Erechim ou Região, o que se perdeu de recursos durante esse período? A resposta talvez pareça um tanto genérica, mas se analisarmos a importância que um Deputado Federal possui na destinação de recursos para os municípios onde ele tem ligação através das emendas parlamentares é possível dimensionar o tamanho da perda para a Região. Ou seja, não ter uma representante federal é a certeza de não ser contemplado, plenamente, com recursos dessa natureza.

Enfim, está na hora de Erechim e a Região elegerem um Deputado Federal com raízes daqui, independente da cor partidária e, para que isso se concretize, é necessário que superemos as vaidades e os egocentrismos de uma cidade e região que pensa como metrópole, mas age como província.

ESTA LANÇADO O DESAFIO….. E QUE VENHAM OS NOMES…

Há !!!!!! e não nos esqueçamos, QUAL VAI SER A SUA POSTURA NESTAS ELEIÇÕES?

 

Opine e manifeste-se nos canais do Grupo Atmosfera.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade