a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Segurança

Publicidade

Quase 30 presos já foram transferidos do Presídio de Erechim

Ministério Público irá ajuizar ação contra o Estado para apressar as obras de recuperação da penitenciária

Por: Da redação
Fotos: Arquivo Atmosfera
presídio-de-erechim

Iniciou no sábado, 9, a transferência de presos da ala que foi interditada pela justiça a pedido do Ministério Público no Presídio Estadual de Erechim. Ao todo, 28 detentos já foram realocados em outras penitenciarias gaúchas. A Susepe não informou para onde estão sendo levados os presos que estão sendo transferidos.
Com a interdição de dez celas da galeria A, 213 apenados devem ser transferidos, sendo que de acordo a Susepe destes, cerca de 60 poderiam ser realocados em outras galerias do Presídio de Erechim e outros 150 deveriam ser levados para outras penitenciárias.
O Presídio de Erechim tem capacidade 230 detentos e antes da interdição abrigava cerca de 600. Com a realocação de 60 detentos em outras galerias, a superlotação fica ainda mais agravada, visto que o número de detentos no presídio já ultrapassava sua capacidade total em 160%
Em relação a nova capacidade do presídio de Erechim a partir da interdição da galeria A  a assessoria da Susepe informou que aguarda a transferência dos detentos para contabilizar esses novos números.

Ação Civil contra o Governo Gaúcho

De acordo com o MP a transferência dos detentos se dá em caráter temporário até que as obras de recuperação estrutural da galeria A sejam realizadas. “Vamos ajuizar uma ação civil pública determinando que o Governo do Estado faça as obras necessárias em caráter emergencial. É precária a situação da penitenciária. A estrutura é antiga e está muito precária. Primamos pelo bem-estar dos detentos, dos seus familiares e dos funcionários do presídio”, declara a promotora Karina Albuquerque Denicol.
A Susepe informou, através da sua assessoria de imprensa, que o edital para contratação da empresa que fará o conserto da parede que desabou no dia 03 de janeiro já está aberto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade