a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Artigos

Publicidade

Recursos para os municípios

Senadora Ana Amélia (Progressistas-RS)

Por: Da Redação
ana amelia

As emendas parlamentares, quando destinadas com critério e sem privilegiamento partidário são importante fonte de recursos para grandes, médios e pequenos municípios. As emendas suprem necessidades que os cofres quase vazios das prefeituras não podem atender. Representam indispensável aporte de recursos para os hospitais filantrópicos ou públicos, garantindo investimentos que melhoram e ampliam o atendimento à população. São recursos aplicados em novos equipamentos hospitalares, reformas e novos centros de saúde, ambulâncias, bem como maquinário agrícola, pavimentação, redes de água e esgoto, quadras esportivas. Benefícios, enfim, que contemplam as demandas da população rural e urbana.

Tenho feito a distribuição das emendas, em meu mandato, sem olhar o partido dos prefeitos. Essas emendas representaram, até agora, um aporte superior a R$ 150 milhões, atendendo a mais de dois terços dos municípios gaúchos, com prioridade para os hospitais em todo o estado. Acrescento a participação nas emendas de bancada, como a que garantiu recursos, por exemplo, para a Santa Casa de Porto Alegre ou para a duplicação da BR 116 e para a segurança pública, nos municípios. Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado me empenhei pela emenda que viabilizou o Censo Agro 2017, importante instrumento para direcionar as políticas públicas necessárias para auxiliar municípios com intensa produção agrícola e pecuária.

Para a região do Alto Uruguai, incluindo Erechim, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Quatro Irmãos, Sertão, Três Arroios e Viadutos, meu gabinete indicou mais de R$ 6 milhões para hospitais aplicarem em custeio ou adquirirem equipamentos, para as prefeituras investirem em máquinas agrícolas, obras de pavimentação, atenção básica à saúde, entre outras áreas. Também foram destinados recursos para investimentos em consultórios odontológicos e ambulâncias.

Graças à correta administração das emendas, o gabinete teve o melhor desempenho comparativamente aos demais congressistas quanto ao número de municípios e hospitais contemplados com as minhas emendas e que, efetivamente, receberam os recursos para a finalidade indicada. O índice positivo foi superior a 80%. O levantamento, que me deixou confortada como parlamentar, foi feito pelo acadêmico Edércio Bento, que é coordenador-Geral de Capacitação e Serviços da Secretaria de Gestão de Ministério do Planejamento, no trabalho de conclusão do seu MBA em Gestão Pública. Estou propondo a esse servidor público que conheça, pessoalmente, os municípios onde os recursos das minhas emendas chegaram e verifique onde foram aplicados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade