divdiv
PUBLICIDADE

Vida

Publicidade

Refrigerante faz bem ?

Tudo o que você precisa saber sobre o Refrigerante

Por: Dra. Angela Dorigoni

A bebida denominada REFRIGERANTE, é rica em açúcar (carboidrato), aproximadamente 35g de açúcar e se for a base de cola, cerca de 34mg de cafeína, além de conservantes, corantes, sódio, potássio, gás carbônico, ácido fosfórico, entre outros inúmeros aditivos químicos.

Contém “traços” de extratos naturais, porém aromas artificiais. Se for diet ou light, tem ainda adoçantes, dentre eles o conhecido aspartame, também o ciclamato de sódio, entre outros.

Claro que o consumo nos fornece uma sensação de energia, já que ele é fonte de carboidrato de rápida absorção (açúcar). Se for do tipo cola, é também um estimulante à base de cafeína.

Se estiver na rotina alimentar, a combinação açúcar e cafeína cria um circulo vicioso de energia e euforia e, na sequência, desânimo e irritação, o que favorece a compulsão.

Devemos ter muito cuidado pois estudos relatam que a alta ingestão de refrigerantes está relacionada com diabetes tipo 2, estimula a obesidade e a fragilidade óssea. Contém ácido fosfórico que atrapalha a absorção de fósforo, ferro, zinco e cálcio. Portanto, a bebida além de não nos dar nenhum nutriente, “tira” nutrientes importantes do organismo (faz com que o cálcio seja eliminado pela urina).

Péssimo para pessoas normais, praticantes de atividade física, imagine para atletas!

Relaciona-se também a bebida com doenças de estômago, gastrite, úlcera, retenção de líquidos e hipertensão.
Não menos pior, o refrigerante diet e light que não contêm açúcar, contém altas doses de adoçantes artificiais, alguns sendo muito pesquisados pelo risco de desenvolver câncer.

Como nutricionista, penso que o refrigerante está entre um dos piores hábitos alimentares dos indivíduos, e se não me falhar a memória, é tão inofensivo que algumas pessoas o utilizam para desentupir pias, tirar ferrugem, queimado de panelas ou tirar manchas de vasos sanitários, inofensivo não acham?

Atletas de performance, que pretendem otimizar seu desempenho esportivo, tomem cuidado com esta fonte FAKE de carboidratos e cafeína, existe no mercado inúmeras soluções para a reposição de carboidratos, eletrólitos e minerais, inclusive de maneira natural!

angela dorigoni

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE