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Retirada de redutores de velocidade gera perigo para estudantes na BR 153

O ano letivo começou e com ele alguns problemas nas Escolas de Erechim. O mais recente é  na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Pedro Salgado Filho, no bairro Aeroporto, junto à BR 153. O receio dos professores pais e estudantes é o descolamento dos alunos. A retirada dos redutores de velocidade que havia na BR 153 em frente à escola, tem gerado preocupação. A entrada e saída do colégio chegam a dar frio na barriga. Carros em alta velocidade, movimento intenso e crianças tentando atravessar a rodovia.

Os redutores de velocidade que facilitavam a passagem dos alunos foram retirados pelo vencimento do contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a empresa que prestava o serviço. Agora após uma nova contratação, os aparelhos deverão ser colocados novamente, e o prazo é o mês de março.

Mas, a escola tem um total de 160 estudantes e apenas 20 têm acesso ao transporte escolar. Todos os demais precisam ir e vir da escola atravessando a rodovia, sempre nos horários mais movimentados do dia. O vice-diretor, João Batista Debastiani, diz que diariamente os motoristas infelizmente passam em alta velocidade e que os sustos são inevitáveis. “São muitos alunos em todos os turnos, tanto pela manhã quanto à tarde que precisam atravessar a BR. Nós vivenciamos todos os dias quatro momentos críticos, de muito movimento e de alunos precisando chegar até a escola ou voltando para casa. Então esperamos que os redutores de velocidade sejam recolocados o mais breve possível, antes que o pior aconteça. Só queremos tranquilidade para nós, para as crianças e para os pais”, disse.

E os estudantes estão com medo. Vitor Krohe é um deles, que todos os dias precisa lidar com situações difíceis. “Muitos motoristas gritam. É difícil atravessar sem sermos xingados. Muito perigoso, até com as crianças menores, e as vezes a gente até precisa ajudar. Quase fui atropelado muitas vezes, a ultima foi uma carreta. Mas graças a Deus deu tudo certo”, disse.

O Dnit disse que a equipe já implantou os laços e sensores na semana passada, e que a instalação está prevista para o mês de março. Após a instalação será ainda ligada a energia  e realizada a medição pelo Inmetro.