a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

RGE formou 265 eletricistas em cursos gratuitos nos últimos dois anos

Capacitações ocorreram através da Universidade CPFL em cinco cidades gaúchas

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
RGE (5)

São Leopoldo, 21 de janeiro de 2019 – A RGE, empresa do Grupo CPFL Energia que distribui energia a 381 municípios gaúchos, investiu fortemente em formação e capacitação nos últimos dois anos. Em 2017 e 2018, 265 novos eletricistas chegaram ao mercado após terem feito um curso gratuito oferecido pela distribuidora através da Universidade CPFL. As capacitações ocorreram em São Leopoldo, Santa Maria, Erechim, Santo Ângelo e Caxias do Sul, mas abrangeram moradores de diversas outras cidades.

Nos últimos dois anos, 18 turmas participaram do curso de eletricista de redes aéreas, desenvolvido em parceria com o Sesi e Senai. A participação e aprovação no curso não garante uma automática contratação pelas empresas do Grupo CPFL, mas 191 eletricistas que concluíram a capacitação já fazem parte do quadro de funcionários da RGE, correspondendo a 72% do total de formandos de 2017 e 2018.

Ao longo do treinamento, que dura em torno de três meses, os alunos tem acesso a teorias, técnicas e práticas do trabalho de eletricista de distribuição e são orientados sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. Além de aprender sobre eletricidade básica, os participantes têm aulas sobre as normas NR-10 (segurança e saúde do trabalho) e NR-35 (requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura), sobre os procedimentos e normas do padrão CPFL de operação da rede, entre outros conhecimentos.

Com o projeto Escola de Eletricista, a RGE oferece para a sociedade uma formação gratuita de boa qualidade, além de contribuir para suprir uma lacuna do mercado de trabalho, que é a existência de profissionais já habilitados para trabalhar em empresas do setor elétrico. “O que há no mercado são pessoas com a formação básica em eletricista residencial. Com este projeto, oferecemos uma certificação com conteúdo de boa qualidade, que inclui, por exemplo, noções de segurança no trabalho de rede”, afirma o gerente de Educação Corporativa da CPFL Energia, Flavio Allbrandt Faria.

Além de qualificar a formação de mão-de-obra, a Escola de Eletricista também viabiliza a criação de um banco de currículos de profissionais certificados que poderão ser aproveitados futuramente pelo Grupo CPFL, quando houver vaga disponível. A vantagem disso é que esses profissionais já entram conhecendo as normas e procedimentos da companhia, diminuindo o tempo de adaptação ao modo de trabalho da organização.

“A Escola de Eletricistas beneficia as comunidades da nossa área de concessão e ainda qualifica profissionais que, no futuro, podem fazer parte do quadro de funcionários da RGE ou atuarem em outras empresas do ramo. Sem dúvida é uma qualificação importante, desenvolvida em várias regiões do Estado, contribuindo para um aprimoramento dos cidadãos que participam dos cursos”, destaca Alexandre Eberle Alves, coordenador de Educação Corporativa da RGE.

A previsão é de que haja pelo menos nove turmas do curso de eletricista de redes aéreas neste ano. Nos site www.rge-rs.com.br há sempre um banner na capa com informações sobre os cursos com inscrições abertas. 

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,86 milhões de clientes residenciais, industriais e comerciais em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade