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Estado

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RS é o quarto Estado em emissão do Selo Turismo Responsável

São 15 categorias de estabelecimentos e atividades que vão desde meios de transporte e hospedagem até casas de espetáculos e empresas de alimentação

Por: Ascom RS

Criado para que consumidores se sintam seguros ao viajar mesmo durante a pandemia, o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro conquista espaço no Rio Grande do Sul. A chancela identifica locais que cumprem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Com quase 2,2 mil selos emitidos, o Rio Grande do Sul ocupa a quarta posição entre os Estados em número de estabelecimentos cadastrados.

São 15 categorias de estabelecimentos e atividades que vão desde meios de transporte e hospedagem até casas de espetáculos e empresas de alimentação. Conforme o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, o Plano de Retomada do Turismo Seguro no Estado, executado há 30 dias, tem foco na conscientização e no novo conceito de promover o turismo interno e das potencialidades do Estado, levando em conta as belezas naturais, as práticas esportivas e de lazer para toda família.

Para receber o selo, estabelecimentos e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar o cumprimento de protocolos de higiene e segurança, que são específicos para cada tipo de atividade.

Diferentemente dos com mais selos, que têm em maior número as agências de turismo, o Rio Grande do Sul apresenta em primeiro lugar os meios de hospedagem, com 499 selos emitidos. Empreendimentos de hospedagem e alimentação respondem por um terço do total dos registros aprovados. De acordo com o decreto do governo do Estado, a obtenção do selo é pré-requisito para permitir a ocupação de 50% dos leitos.

Turismóloga da Secretaria de Turismo (Setur), Débora Toffoli Snel afirma que desde o ano passado a pasta “trabalha na qualificação para sensibilizar gestores e empresários sobre a importância da obtenção do selo, bem como o registro no Cadastur”.

As 27 Regiões Turísticas participam de um processo de sensibilização para a Regionalização do Turismo, e em cada nova reunião é recomendada a mobilização de empresários e prestadores de serviços sobre a importância da adesão ao selo para melhor atendimento e retomada da confiança do viajante.

Para solicitar o selo, cada estabelecimento precisa adotar os protocolos necessários para seu segmento de atuação. Os meios de hospedagem, por exemplo, além de protocolos básicos, precisam seguir os específicos, essenciais e transversais e por setores (recepção, limpeza e alimentação etc.).

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