- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Ruim com elas, pior sem elas.

Há alguns dias falei brevemente sobre soluções simplistas fazendo uma analogia entre Erechim e o país.

Hoje quero relatar o que penso sobre do cenário geral de desolação que atravessamos no que diz respeito às diversas palhaçadas que acontecem nas instituições públicas. O momento que estamos vivenciando no país coloca em xeque tudo e todos em se tratando de poderes públicos e instituições públicas, não é pra menos. As pessoas cansaram de impunidade, de mandos e desmandos, de mudanças de decisões instantâneas – prende não prende, prende e solta – e por aí vai. Executivos que deixam a desejar, legislativos que muitas vezes mais são lobistas – sem contar muitos que legislam em causa própria – judiciários que vendem decisões e que legislam a bel prazer para seus interesses.

Nosso Brasil e nossas instituições atravessam um momento delicado. Entretanto, não visualizo sistema melhor que a democracia para um povo ter voz e vez, não é instigando o fechamento das instituições que vamos sair desse marasmo, pelo contrário, é fiscalizando, cobrando transparência e acertando nas pessoas que escolhemos para estarem no comando.

Preocupo-me quando alguns manifestam a intenção de fechar o congresso nacional e acabar com o Supremo Tribunal Federal, será que resolve ou pode piorar?

Para mim fechar as instituições é uma solução simplista, ficar como está não podemos aceitar, cabe-nos então trabalhar para fortalecê-las. Como se faz isso ? Acompanhando, participando e atuando na fiscalização de todos os entes, em todos órgãos e instituições públicas.

Calar não, ser simplista menos ainda, manter as instituições e fortalecê-las, fazer a nossa parte e não esmorecer diante das dificuldades.