- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Erechim registra casos de trabalho infantil

Não ha números oficiais mas casos de trabalho infantil são investigadas em Erechim. A denúncia é do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS que atualmente atua para identificar e registrar as ocorrências.

O trabalho é feito pela Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – COMPETI. Segundo a pedagoga do CREAS, Andréia Nava, frequentemente são observados casos de trabalho infantil na cidade e que na maioria das vezes não são denunciados ou relatados. ”O que mais fica evidente são as crianças nos semáforo vendendo doces, pen-drives, entre outros objetos. Mas ainda estamos em processo de conseguir identificar os que ficam escondidos, no tráfico de drogas, exploração sexual, dentro das casas com trabalhos domésticos que fazem parte dos piores tipos de trabalho infantil”, explica.

A assistente social, afirma que a criança precisa se desenvolver, brincar, estudar e não pode pular as etapas da infância e do aprendizado. “Os trabalhos iniciados precocemente, acabam afetando essas crianças fisicamente e psicologicamente no futuro. O que é reiteradamente observado nas pessoas que começaram a trabalhar muito cedo e chegam em idades mais avançadas com diversos problemas de saúde”.

Andréia ainda enfatiza que os aprendizados em casa, as tarefas, organização e a disciplina não podem se confundir com trabalho infantil. “As tarefas rotineiras são importantes para a criança e são diferentes de ser responsável pela casa”, pondera a profissional.

Sensibilização em Erechim

Na ultima sexta-feira, 11, o CREAS realizou uma sensibilização para combater e conscientizar a comunidade sobre o trabalho infantil. Vale lembrar que criança precisa brincar e ser feliz. Segundo o Ministério do Trabalho mais de Três milhões de crianças no Brasil não tem direito a infância. São vítimas de violência, abandono ou do trabalho infantil.  Denúncias podem ser feitas pelo número 100 ou  no CREAS –  (54) 3522-3780.

andreianava [1]