a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Seu cão está com dificuldades para respirar ? Saiba o que fazer

Informações importantes para a saúde de seu cãozinho

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
img_meu_cachorro_tem_o_nariz_frio_e_normal_21519_paso_2_600

O principal sintoma é a dificuldade para respirar. Puxar ar para os pulmões é um grande trabalho para o animal. Esse esforço pode deixá-lo ofegante, sem nem ter praticado exercícios e causar vômitos constantes.

Outros sintomas são espirros, tosses, corrimento nasal, respiração curta e rápida, sibilo, febre, latidos roucos.

O que fazer caso o animal tenha uma parada respiratória?

Leve-o imediatamente a uma clínica veterinária. Durante o caminho, o dono pode tentar realizar os primeiro socorros antes do pet ser devidamente atendido. O primeiro passo é verificar os sons dos batimentos cardíacos do cachorro. Caso nenhum batimento tenha sido detectado, deve-se deitar o animal do lado direito, manter a boca dele fechada e assopar no focinho, semelhante a respiração boca a boca. Depois, atrás do cotovelo do cão, o tutor deve fazer a massagem cardíaca, sendo um sopro para cada cinco compressões no tórax. A sequência deve ser repetida pelo menos três vezes ou até chegar na clínica.

O tratameto adequado depende da origem do problema, então para a doença ser corretamente idenficada e curada, leve o animal primeiro num profissional. Jamais medique em casa, pois você não sabe o motivo do problema respiratório e isso pode agravar o caso do pet.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade