PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Severiano de Almeida completa 55 anos nesta sexta -feira

Município que começou a ser colonizado no início do século passado, foi fundado em 12 de abril de 1964

Por: Ascom
severiano-de-almeida_29340764468_o

Severiano de Almeida completa 55 anos de história como município, nesta sexta-feira, dia 12. Colonizada desde o início do século 20, o hoje município, é conhecido como a Nova Itália do Alto Uruguai.

Cercada de uma natureza exuberante, o município se desenvolve e evolui através das mãos dos severianenses que transformam, comercialização, produzem. Do agronegócio à indústria, Severiano de Almeida se destaca na região Alto Uruguai do RS.

Severiano de Almeida foi criado em 1963, com instalação oficial em 12 de abril de 1964. Antes porém, em 1912, quando a atual área do município ainda pertencia a Passo Fundo, a Companhia de Colonização Luce e Rosa adquiriu essa área do Governo Federal para revenda aos colonos.

Em 1917 formou-se a comunidade com a chegada de algumas famílias vindas de Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, com intuito de explorar a extração da madeira nativa a ser transportada pelo Rio Uruguai. Mais tarde a povoado,  tornou-se Vila, sob o nome de Nova Itália como sede do Distrito de Erechim.

Já foi chamado de “Nova Itália”, que conforme assegura a tradição oral, está intimamente relacionada a um grupo de nove colonos que no final de 1916 veio junto ver as terras da “Luce-Rosa”, as quais já estavam devidamente demarcadas, razão pela qual José Pedron, um dos integrantes do grupo, teria, junto ao Acampamento da Cia, afirmado: “Semmo tutti taliani,.Ghemetemo nome “Nova Itália” (Somos todos italianos, coloquemos o nome de Nova Itália o que recebeu a aprovação de todos.

Por ordem do Governo Federal, foram alterados os nomes de vários distritos, entre eles Nova Itália, que passou a chamar-se Severiano de Almeida, em homenagem da Câmara Municipal de Vereadores ao saudoso engenheiro, chefe da Comissão de terras para demarcação da Colônia Erechim. O distrito de Severiano de Almeida teve recobrado seu antigo nome “Nova Itália”, a 17 de dezembro de 1956, pela lei municipal nº 596, com a emancipação, voltou definitivamente a chamar-se de Severiano de Almeida.

Convite

O prefeito de Severiano de Almeida, Milto Vendruscolo destaca que ser uma “honra estar administrando o município neste momento em que este comemora 55 anos de emancipação”. “Estamos trabalhando para que o município se desenvolva cada vez mais”, pontua.

Ele também faz um convite a toda a região para estar em Severiano de Almeida neste final de semana. “Nesta sexta-feira teremos a nossa tradicional Noite do Filó, com o brodo, um momento de comemoração pelo nosso aniversário. No final de semana teremos a primeira edição da Feicom, com o objetivo de mostrar o potencial econômico do nosso comércio, além de muitas outras atrações. Convidamos a região para que faça parte deste  momento”, completa o prefeito.

Noite do Filó marcará

Nesta sexta-feira, dia 12, Severiano de Almeida completa 55 anos de emancipação política e administrativa. E para marcar a data, acontecerá a tradicional Noite do Filó, um momento de integração da comunidade.

O evento começa às 19h30, junto a Praça de Alimentação do Ginásio de Esportes, onde também estará instalada a Feicom, neste final de semana.

Para iniciar a programação, tem o teatro Comédia Italiana – Rir para Não Chorar. A Noite do Filó envolve ainda a degustação do brodo, um prato típico da cultura italiana.

O evento é aberto a toda a comunidade.

PROGRAMAÇÃO DA FEICOM E

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DOS 55 ANOS DE SEVERIANO DE ALMEIDA

12/04/2019 – Sexta –Feira – Aniversário do Município

19:30 – Noite do Filó

o Teatro: Comédia italiana – “Rir para não chorar”, após será servido tradicional Brodo;

13/04/2019 – Sábado

09:30 – Abertura pavilhão, 1ª Feicom Nova Itália – Ginásio de Esportes Municipal;

Feira do Comércio de Severiano de Almeida;

Feira da agricultura Familiar e artesanato;

Feira do Livro.

14:00 – Abertura Oficial – Palco Praça de Alimentação;

15:00 – Abertura Feira do Livro – Ginásio de Esportes Municipal

15:00 – Seminário sobre manejo e conservação do solo e da água e estratégias para melhoria no rendimento das culturas. Organizadores: Sec. Agricultura, Emater, Copérdia, Olfar e Alfa, Local: Centro de Convivência do idoso.

21:00 – Show com Banda Virtual e DJ Guto – Palco Praça de Alimentação

21:00 – Encerramento da visitação no Pavilhão Principal

14/04/2019 – Domingo

9:00 – Missa de Ramos – Palco Praça de Alimentação, Ginásio Municipal de Esportes;

10:00 – Abertura pavilhão, 1ª Feicom Nova Itália – Ginásio de Esportes Municipal;

Feira do Comércio de Severiano de Almeida;

Feira da agricultura Familiar e artesanato;

Feira do Livro.

14:00 – Apresentações Artísticas e Culturais – Palco Praça de Alimentação;

17:00 – Show com Banda MODELO e DJ Guto;

18:00 – Encerramento da visitação no Pavilhão Principal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade