a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Segurança

Publicidade

Sinalização de trânsito deficiente, incorreta ou inexistente põe em risco usuários do trânsito em Erechim

Semáforos também tem confundido motoristas

Por: Leandro Vesoloski
Screenshot_20190325-193849

O Código de Trânsito Brasileiro define a sinalização de trânsito como um conjunto de sinais e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que circulam por ela.

Erechim tem aproximadamente 70 mil veículos registrados no município e esse número tem aumentado significativamente nos últimos anos. Aliado a esses números a sinalização de trânsito deficiente, incorreta ou inexistente tem gerado riscos a população.
Em alguns lugares visitados pela reportagem do Jornal Atmosfera foram constatadas a ausência de placas de sinalização a exemplo da Rua Léo Neuls, onde no local existe um redutor de velocidade e não há a sinalização de advertência. Já na Rua Tiradentes, existe a sinalização, porém, falta o obstáculo físico. Em outro ponto da mesma avenida a placa indica um redutor de velocidade do tipo lombada, porém o que existe é um estreitamento de pista. Na rua Itália esquina com a rua Passo Fundo, local que já registrou inclusive acidentes com morte, não há nenhum tipo de sinalização indicando o estreitamento de pista existente no local.
O Diretor do Departamento Municipal de Trânsito Luis Weschenfelder, explica que a sinalização na área de circunscrição de abrangência do estacionamento rotativo pago é de responsabilidade da empresa que detém a concessão. “Temos que fazer a sinalização em todo o restante da cidade instalando e dando manutenção a sinalização que a gente tem”. Paulo destaca que a equipe é reduzida, mas que o departamento está conseguindo atender toda a demanda.
Outra situação de risco encontrada pela reportagem do jornal Atmosfera são os semáforos que frequentemente confundem os motoristas. Luzes vermelhas e verdes acesas simultaneamente foram flagrados em pelo menos dois locais. Na esquina da Avenida Comandante Kraemer com a Rua Valentim Zambonato e no cruzamento da Rua Silveira Martins com Euclides da Cunha.
A respeito dos semáforos Weschenfelder informou que a manutenção é realizada pelo setor elétrico da prefeitura de Erechim. “Esses semáforos que tem uma tecnologia mais antigas estamos frequentemente fazendo licitações para substituir esses equipamentos”, disse.
Luis Weschenfelder alertou que a população deve acionar o Departamento de Trânsito através do número 153 sempre que for necessário. “Nosso número está à disposição para toda a parte de trânsito como estacionamento irregular, acidentes sem lesões corporais e todo o setor de sinalização viária” concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade