PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Sistema fará monitoramento em tempo real para proteção das abelhas no RS

Os professores Betina Blochtein, da PUCRS, e Aroni Satter, da UFRGS, apresentaram projeto de um sistema de informação e monitoramento de abelha

Por: Da Redação/Ascom
abelhas mel

Em reunião por vídeoconferência na noite desta quinta-feira, 30, os promotores de Justiça Alexandre Saltz, do Meio Ambiente, e Felipe Teixeira Neto, coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais, estiveram em conversas com representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Fepam, da Federação da Agricultura do Estado do RS e das empresas que produzem e comercializam produtos com o ingrediente Fipronil, que vem sendo apontado como o causador da morte de abelhas no estado.

Na ocasião, os professores Betina Blochtein, da PUCRS, e Aroni Satter, da UFRGS, apresentaram projeto de um sistema de informação e monitoramento de abelhas. De acordo com eles, a plataforma online receberá dados e informações, em tempo real, da situação das colmeias, permitindo a adoção de medidas necessárias para protegê-las e fornecendo ao gestor as informações suficientes para a tomada de decisões e para orientar a formulação de políticas públicas.

Para Alexandre Saltz, a implementação deste projeto será um grande passo na proteção e preservação da biodiversidade, já que as abelhas são excelentes bioindicadores. “Essa nova ferramenta, associada a outras que já foram disponibilizadas, possibilitará que o Estado tenha melhor condições de controlar e fiscalizar o uso de agrotóxicos no estado e de medir os seus efeitos ao meio ambiente e à saúde pública”.

Ficou acertado que as empresas terão 15 dias para que se manifestem sobre o interesse em aderir ao projeto e apresentarem sugestões o mesmo.

Participaram da reunião, dentre outros, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e o secretário-adjunto, Luiz Fernando Rodrigues Jr; a diretora-presidente da Fepam, Marjorie Kauffman; o representante da Farsul, Domingos Lopes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade